09/02/2024 às 12h44min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h03min

Metalurgia do Carnaval: a engenharia por trás dos carros alegóricos

Para evitar acidentes, a construção das estruturas dos veículos de festa exige materiais adequados e profissionais especializados, conforme explica membro da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Milena Almeida
https://www.abmbrasil.com.br/por/noticia/metalurgia-do-carnaval-a-engenharia-por-tras-dos-carros-alegoricos
ABM
 

Considerado o maior do planeta, o carnaval do Brasil, com destaque às festividades do Rio de Janeiro, é marcado por desfiles de escolas de samba em arenas conhecidas como sambódromos, onde reúnem-se dezenas de carros alegóricos de tamanhos avantajados e milhares de apaixonados pela festa.

A paixão dos foliões é tamanha que eles acabam sendo a força motora para movimentar grande parte dos carros alegóricos, os quais contam com estruturas de aço  e alumínio, sistema de suspensão, sistema de direção e frenagem e, raras vezes, com motores pequenos de baixa potência. 

Assim como na construção de veículos de grande porte, o aço tem um papel fundamental nas estruturas de um carro alegórico, garantindo a resistência adequada aos esforços causados pelo peso do próprio carro e alegorias e das pessoas que desfilam a bordo, e aos esforços dinâmicos causados pelo movimento. A utilização de aços de maior resistência propiciam a redução de peso da estrutura, favorecendo o deslocamento.

Apesar do clima festivo nesta época do ano, infelizmente nem tudo é alegria e não são raros os acidentes envolvendo as estruturas de um dos protagonistas do carnaval — os carros alegóricos — sendo alguns, inclusive, fatais. 

Um dos mais graves ocorreu em 2017, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, quando um carro alegórico de uma das escolas de samba perdeu o controle ao fazer uma curva, bateu na grade e prensou 20 pessoas no local, levando uma delas a óbito.

Frente aos riscos relacionados a esses veículos, o gerente de suporte técnico da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Marcio Antonio da Silva, aponta quais são as principais causas de acidentes com carros alegóricos. “Elas estão relacionadas a falhas nos elementos de transmissão e rodas dos carros, falhas no projeto, materiais ou na construção da estrutura, ou utilização inadequada, ultrapassando a quantidade limite de peso e de pessoas para aquela estrutura”, explica.

 

Como garantir a segurança

 

Para evitar tais acidentes, é necessário que um carro alegórico seja seguro. De acordo com Marcio Silva, a construção de carros alegóricos deve seguir rigorosamente as normas técnicas aplicáveis, assim como todo projeto. “Para garantir a segurança em todas as etapas do processo, é necessário também que profissionais especializados em estrutura e instalações elétricas façam a fiscalização e o acompanhamento de forma permanente, dando especial atenção ao processo de soldagem utilizado para a união dos perfis, vigas e tubos”, atesta o profissional.

Os carros alegóricos devem passar ainda por uma vistoria do Corpo de Bombeiros. “Ela é feita para garantir as condições de prevenção e combate a incêndios, além dos mecanismos antipânico”, aponta o gerente da ABM.

 

Como é o projeto de um carro alegórico

 

Os detalhes do projeto do carro alegórico devem prever diversas variáveis, tais como os riscos de segurança na fabricação, as adequações ao trajeto, desde o barracão até a avenida, a capacidade de carga e os esforços dinâmicos durante o desfile.

O gerente de suporte técnico da ABM explica que, a partir de um croqui feito pelo carnavalesco, o engenheiro projetista elabora um projeto de construção dos carros alegóricos. “Para a construção é feita uma adaptação de um chassi de caminhão ou ônibus às necessidades de tamanho e peso das alegorias”, explica Marcio Silva.

Assim, o primeiro passo é trabalhar a estrutura mecânica utilizando-se aços estruturais adequados. “A estrutura do chassi é alongada e reforçada, sendo também complementada com vigas para ficar no tamanho ideal de acordo com o projeto”, ressalta.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp