09/02/2024 às 13h58min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h03min

Como aproveitar o Carnaval sem estourar o orçamento: Dicas para economizar na folia

Especialista em finanças ensina métodos para os foliões aproveitarem ao máximo o Carnaval, sem comprometer suas finanças

Redação
Luciana Ikedo

O Carnaval está chegando, e com ele vem a empolgação de cair na folia, mas também a preocupação com os gastos que podem sair do controle. As ofertas e oportunidades para gastar aparecem de todos os lados nessa época, sejam nas lojas físicas ou online. 

Mas, diante de tanto estímulo para realizar compras, será que é possível aproveitar o Carnaval sem comprometer as finanças? Segundo Luciana Ikedo, educadora financeira e autora do livro "Vida Financeira - Descomplicando, economizando e investindo" é totalmente possível aproveitar a folia de forma econômica, mesmo para quem vive no vermelho e chegou a essa época do ano sem grana. 

“Uma das estratégias principais é apostar em eventos gratuitos, como festas de rua e blocos ao ar livre, evitando assim gastos com ingressos”, afirma a especialista. “Além disso, levar de casa bebidas e lanches pode reduzir consideravelmente os custos", acrescenta Ikedo.

Para quem pretende fazer um planejamento mais detalhado, Luciana recomenda começar definindo um orçamento total para o período do Carnaval. "Divida esse valor entre os dias de folia e estabeleça um limite diário de gastos", aconselha a educadora. Para ela, apesar das dificuldades em controlar os gastos no calor da festa, ter um limite pré-determinado pode ajudar a manter o foco financeiro.

E para aqueles que planejam aproveitar o Carnaval em grupo, Luciana ressalta a importância de uma divisão clara dos custos desde o início. "É fundamental estabelecer quem pagará por cada despesa e evitar dividir a conta do restaurante, o que geralmente resulta em gastos excessivos", explica. Assumir apenas a responsabilidade pelo próprio consumo pode proporcionar um maior controle financeiro.

 Algumas outras dicas e orientações da especialista podem ajudar a economizar esse ano. Confira!

 

Comidas e Bebidas

Planejar o cardápio com antecedência e comprar alimentos em supermercados pode ser mais econômico do que comer fora.

 

Fantasias e Abadás

Reciclar fantasias de anos anteriores ou trocar com amigos pode reduzir os gastos com trajes festivos.

 

Folia de Rua x Blocos Pagos

Optar por eventos gratuitos pode ser mais econômico, mas se decidir gastar em festas pagas, certifique-se de que isso esteja dentro do seu orçamento.

 

Hospedagem e Transporte

Compartilhar hospedagem e utilizar transporte público ou compartilhado são opções mais acessíveis.

 

Beleza

Buscar tutoriais de maquiagem e utilizar acessórios que já possui podem ajudar a manter o visual em dia sem gastar muito.

 

No entanto, Luciana faz um alerta importante: "Apesar da tradição de que o ano só começa depois do Carnaval, é crucial lembrar que seus compromissos financeiros não esperarão até a Quarta-Feira de Cinzas. É fundamental manter o foco no planejamento financeiro e evitar sair do Carnaval endividado".

Com essas dicas em mente, os foliões podem aproveitar ao máximo o Carnaval, sem comprometer suas finanças. Afinal, a diversão não precisa custar caro.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp