09/02/2024 às 18h10min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h02min

Fuja da Ressaca Antes dela Aparecer

Depois de aproveitar cada minuto da folia, bate aquela indisposição: a famosa ressaca, causada pelo exagero no consumo de álcool.

EDNA A VAIROLETTI
www.vspresscomunicacao.com.br
divulgação
Depois de aproveitar cada minuto da folia, bate aquela indisposição: a famosa ressaca, causada pelo exagero no consumo de álcool. Dor de cabeça, enjoo e muita sede são os sinais mais comuns, numa resposta do fígado, responsável por metabolizar o álcool no organismo e que passa a ter uma intoxicação, ao aumentar sua atividade para eliminar o excesso de álcool do sangue.

O álcool também inibe o hormônio chamado ADH, que é antidiurético. Então ocorre um aumento da diurese e a perda de água pela urina, gerando uma desidratação subclínica, que favorece o desenvolvimento da ressaca.

Por isso, é fundamental uma alimentação equilibrada, pois muitos alimentos são ricos em água, como as frutas: melão, melancia, laranja, tangerina e ajuda na hidratação.

É preciso, ainda, repor as energias, reequilibrar o magnésio e potássio, perdidos pelo aumento de sudorese e, também, ajudar o sistema imunológico, depois de noites mal dormidas e uma alimentação desequilibrada. Abacate, banana, frutas cítricas, abacaxi, morango, kiwi entram nesta receita para o organismo entrar em forma pós- carnaval.

Vale conferir as dicas do Prof. Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo, endocrinologista e presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).

Antes de sair de casa: comida leve, rica em proteínas magras e carboidratos. Muitos vegetais, legumes e frutas frescas.

Na hora da folia: Muita água sempre. E se consumir álcool, também intercale com água. Vale natural e de coco. A ingestão de água é primordial, pois ajuda a eliminar possíveis inchaços, causados pela retenção de líquido e excesso de sódio, devido o maior consumo de alimentos ricos em sal e processados, os famosos snacks. Por isso, não deixe de se alimentar. Com produtos saudáveis, mesmo no meio da brincadeira. Carregue barras de proteínas, que pode ajudar se não tiver o que comer por perto.

Depois da festa: Momento de desintoxicar e se recuperar. Mais água, mais frutas naturais, sucos e vitaminas, com mix de frutas, e alimentos integrais.


Informações para a Imprensa
VS Press Comunicação
Edna Vairoletti - 11 98531-0066
Andréa Simões - 11 99648-7636
[email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp