09/02/2024 às 14h13min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h02min

90% das mulheres não se sentem seguras durante o Carnaval

happn e Não é Não! se unem para combater o assédio e disponibilizam ponto de apoio aos foliões no Carnaval de São Paulo.

Giovanna Marcela Brandão
Não é Não ft happn

Uma pesquisa recente realizada entre aproximadamente mil usuárias do happn revelou uma estatística alarmante: mais de 90% das mulheres não se sentem seguras durante o Carnaval, com quase 50% delas afirmando terem sofrido algum tipo de assédio durante os bloquinhos e festas de rua.

Quando questionadas sobre os fatores que as fariam sentir-se mais seguras, a maioria (40%) destacou a necessidade de aumento da segurança pública. A disponibilidade de espaços de apoio para mulheres próximos a festas e desfiles foi mencionada por 35%, enquanto 25% das usuárias do aplicativo expressaram que se sentiriam mais seguras se os homens fossem mais conscientes.

 

Para abordar esse problema, o happn, aplicativo de namoro da vida real, e o Não é Não, coletivo que atua no combate ao assédio sexual e às violências baseadas em gênero, anunciam uma colaboração para conscientizar as pessoas na luta contra o assédio.

Entre os dias 10, 11, 12 e 18 de fevereiro, as  marcas vão entregar 10 mil tatuagens temporárias com mensagens de conscientização sobre respeito e consentimento nas relações. Além disso, o happn terá em São Paulo o "happn Safe Place", um espaço seguro e aberto para receber os foliões.

happn Safe Place

Localizado na Rua da Consolação, um dos principais pontos do Carnaval de rua de São Paulo, o happn Safe Place receberá todos que desejam fazer uma pausa. O espaço oferecerá conscientização contra assédio e informações importantes, incluindo dados sobre assédios no Brasil, direitos das vítimas, como fazer denúncias, números de telefone úteis e endereços, com o intuito de informar as mulheres sobre como agir, seja como vítimas ou testemunhas de violências.

“O happn está comprometido em proporcionar encontros significativos, mas também um ambiente seguro e consciente para seus usuários. Ao estabelecer uma parceria com um movimento tão importante como o Não é Não!, unimos forças na luta contra o assédio e pela proteção, defesa e cuidado das mulheres”, afirma Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.

As  promotoras do happn e do Não é Não! também distribuirão tatuagens temporárias com frases conscientes para as pessoas interessadas em compartilhar essas mensagens.

“O Carnaval é um momento emblemático de celebração no Brasil e acreditamos firmemente que a luta contra o assédio é uma causa diária e contínua. Nossa parceria busca tornar as festividades carnavalescas mais seguras, mas também contribuir para a construção de uma cultura de respeito e igualdade em todas as esferas da vida cotidiana, e em todos os dias do ano”, diz Julia Parucker, cofundadora e CEO do Não é Não!

As pessoas cadastrados no happn que visitarem o espaço também terão acesso a brindes exclusivos, incluindo a distribuição de contas premium gratuitas, ingressos VIP para festas em São Paulo, um kit de beijo com itens personalizados e suprimentos para quem deseja retocar a maquiagem. O espaço também terá área de descanso aberta ao público para aqueles que precisarem de um local seguro.

“É nossa intenção combater o assédio continuamente e em todos os lugares. O Carnaval é uma celebração única no Brasil, e acreditamos que é o momento perfeito para unir diversão e conscientização. Ao aproveitar uma celebração local, podemos amplificar mensagens sobre consentimento e respeito durante a paquera e nos relacionamentos”, finaliza Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.

Serviço - happn Safe Place

Endereço: Rua da Consolação, 1813. Consolação, São Paulo.

Data: de 10, 11, 12 e 18 de fevereiro

Horário: Das 10h às 17h

 

Contato para imprensa

[email protected]

 

Sobre o happn

happn é o aplicativo de encontros da vida real. Reconhecido globalmente, é um dos aplicativos mais baixados entre as pessoas que valorizam conexões genuínas. A filosofia do happn está na crença de que o contexto de um encontro adiciona uma dimensão vital à conexão. Essa crença fundamenta o design do aplicativo, que enriquece a experiência dos encontros incorporando a importância do ambiente local. Essa abordagem ressoa com os usuários, oferecendo uma maneira única de descobrir e interagir com pessoas em sua região. Até o momento, o happn conquistou uma base de usuários que ultrapassa 142 milhões de pessoas em todo o mundo, dos quais aproximadamente 20% estão no Brasil. Sua popularidade abrange várias regiões, com concentrações significativas de usuários na Europa Ocidental, América do Sul (particularmente na Argentina e Brasil), bem como na Turquia e Índia. O que diferencia o happn no saturado mercado de aplicativos de namoro é seu compromisso inabalável em promover relacionamentos confiáveis e respeitosos. O happn não se trata apenas de facilitar novos encontros; mas de criar uma experiência única onde as pessoas se descobrem no contexto de seus ambientes locais, adicionando assim uma camada adicional de conexão.

 

Sobre o Não é Não

Somos um coletivo feminista que propõe tornar nossos corpos um estandarte  da nossa luta. Ocupamos diferentes espaços e defendemos que devemos estar seguras e livres em todos eles. Não aceitamos nenhuma forma de violência: seja visual, moral, verbal ou física.

Atuamos diariamente na difusão e construção de pautas relativas à segurança e bem estar das mulheres na sociedade, através da produção de conteúdos para redes sociais, palestras em escolas, empresas e eventos, e construção de parcerias e projetos com grupos da sociedade civil organizada e marcas. Por todas as mulheres que tiveram seus corpos violados e para que todas possam viver em um mundo com mais equidade de direitos e oportunidades. Militamos por uma política humanizada de defesa, proteção e cuidado das mulheres.

O Não é Não! se orgulha das contribuições que tem dado no combate às violências de gênero; e da comunidade que ajuda a construir ao longo de sua trajetória, pelo Brasil e pelo mundo. Pessoas, empresas, blocos e instituições que se engajam conosco na construção de uma sociedade mais inclusiva, segura e plural para todas as pessoas.

 

Imagens

bit.ly/3C0EIuX

 

Baixe o happn

Disponível na App Store e Google Play

 

Acompanhe o happn

No Instagram e LinkedIn
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp