09/02/2024 às 10h13min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h01min

Dia do Atleta Profissional: O que corrida e empreendedorismo têm em comum?

Disciplina, concentração e gestão de tempo são alguns pré-requisitos necessários para correr maratonas – e também para empreender

Agência NoAr
Freepik

No próximo dia 10 comemora-se o Dia do Atleta Profissional, data que homenageia aqueles que ultrapassam seus limites em prol do esporte. Mas qual a relação desses atletas com os empreendedores? Além de impulsionar o crescimento econômico do país e as inovações em sua área de atuação, o empreendedor conta com um time diverso e especializado para alcançar seus objetivos. Assim como os atletas, que precisam de uma equipe multidisciplinar para cumprir suas metas.

Mas isso é só o começo. Algo curioso sobre os profissionais que empreendem é que, na maioria das vezes, suas histórias de sucesso envolvem criatividade, determinação e superação de metas — elementos que Fernando Soares, CEO da Nuria, aprendeu com o esporte. “Muito sobre disciplina, foco, resiliência e criatividade eu adquiri com a prática de atividades físicas. Participei de competições de tênis, natação, triathlon, crossfit e também maratonas. Todas elas me ensinaram bastante”, conta o executivo, atualmente focado em correr maratonas em alta performance. 

Hoje, sua empresa, uma healthtech de interoperabilidade com soluções digitais para melhorar a experiência do paciente, traz em seu DNA o desejo de solucionar problemas do setor de saúde e, em paralelo, aumentar ao máximo a capacidade de atuação de seus colaboradores, criando um ambiente acolhedor e próspero. As companhias representam 30% do PIB brasileiro e são responsáveis por cerca de 70% das contratações formais no país, de acordo com dados do Ministério da Economia.

Para além da saúde física, a prática de exercícios libera endorfina, hormônio responsável por animar e alegrar, que nos traz a sensação de dever cumprido. “Ao percorrer os 42.195 quilômetros de uma maratona, você testa seu limite e aprende muito. Não só apenas sobre competir, mas também a superar desafios e buscar a melhoria contínua no esporte e na vida”, comenta Fernando. 

Por isso, o executivo e atleta elencou as principais lições aprendidas com o atletismo que podem ser aplicadas aos negócios: 

Disciplina, foco e concentração

A capacidade de estabelecer metas, criar planos e seguir uma rotina são indispensáveis para o progresso no esporte — o mesmo ocorre na vida e nos negócios. “Treinar a mente através do esporte pode ajudar líderes e executivos a tomar decisões mais ponderadas e a manter a atenção voltada para seus objetivos”, analisa Fernando.

Criatividade e aumento da produtividade

A endorfina, liberada durante a prática da atividade física, promove a melhora do humor e o aumento da disposição, o que provoca, ainda, outra consequência: o estímulo à criatividade. Ao traçar metas e objetivos para os negócios, empreendedores e funcionários que aderem à prática de exercícios diários são mais propensos a ter um aumento da produtividade dentro dos empreendimentos.

“Ser uma pessoa criativa no ambiente de trabalho pode nos livrar muitas vezes de problemas complexos que necessitam de soluções inovadoras. Para a resolução deles no meio corporativo, é imperioso ter disposição e estar proativo”, pontua Soares. 

Alívio do estresse e uma boa noite de sono

A prática regular de esportes ajuda a reduzir o estresse do dia a dia. Além de gastar energia e manter o corpo ativo, praticar esportes é comprovadamente um dos melhores “remédios” para o combate à exaustão mental, auxiliando também na rotina noturna. Uma boa noite de sono é imprescindível para o empreendedor ter um bom e produtivo dia, o ajuda a descansar para praticar novamente seu esporte favorito.

Gestão de tempo e trabalho em equipe

O ambiente empresarial, assim como o condicionamento físico, pede uma programação rigorosa de treinos. Além disso, é de suma importância ter discernimento nos negócios para saber coordenar e liderar equipes, tal qual nos esportes praticados em grupos ou que necessitam de revezamento. “A habilidade de gerenciar o tempo pode, para além do esporte, trazer consequências positivas no cumprimento de metas e realização de funções. O trabalho em equipe e a gestão de tempo são elementos vitais para o bom desempenho dos negócios”, finaliza o CEO. 
 

Sobre a Nuria 

A Nuria é uma healthtech brasileira com autoridade em interoperabilidade no setor da saúde e pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar a experiência do paciente. Fundada em 2012 em Belo Horizonte (MG), inicialmente, surgiu para simplificar o agendamento de consultas e exames, tornando-o digital. Com mais de uma década de presença no mercado, investidores de peso como DNA Capital e Green Rock, e mais de 9,7 milhões de pacientes impactados só no último ano, a Nuria construiu em 2018, uma plataforma de interoperabilidade exclusiva para o mercado de saúde. Atualmente, após um crescimento de 62% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior e um novo posicionamento e rebranding, a Nuria mantém sua missão de engajar e fidelizar pacientes por meio de tecnologia avançada, além de conectar o ecossistema da saúde. Possui a sua unidade de negócio Nuria Patient Engagement, com soluções de ponta a ponta no engajamento do paciente e o Nuria My Connect - plataforma de interoperabilidade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp