14/02/2024 às 17h52min - Atualizada em 14/02/2024 às 20h08min

Inspirado em cidade paulista, Aura Minerals anuncia projeto que pretende criar nova atividade econômica em Honduras

O projeto, que honra a ‘Cultura Aura 360’ e o avanço em ESG da empresa, foca na geração de renda e emprego para a comunidade local

FSB Comunicação
Rodrigo Barbosa, Presidente e CEO da Aura Minerals, Andrea Watson, Embaixadora do Brasil em Honduras e Miguel Medina, Ministro de Investimentos de Honduras | Foto: Wilmer Veja

Espirito Santo do Pinhal: a cidade do café. Há pouco mais de 20 anos essa era a descrição do município localizado no interior de São Paulo. Mas com uma junção de fatores, como empreendedorismo, senso de oportunidade, investimentos em sonhos e pessoas dispostas a trabalhar, a mesma região agora é conhecida como a cidade do café e do vinho. 

Tendo essa iniciativa como exemplo, a Aura Minerals, mineradora de ouro e cobre com atuação nas Américas, movida pelo compromisso com cuidado e respeito com a comunidade e o meio ambiente, acaba de lançar um projeto inédito na região de Copán, em Honduras, intitulado “Sementes da Esperança”. A iniciativa realizada por meio da Fundação San Andrés, iniciará o plantio de uvas em um território próximo à unidade Aura Minosa, com o objetivo de estimular a produção de vinhos e, tendo resultados positivos, criar uma nova atividade econômica que contribua para a geração dos empregos e geração de renda.

O lançamento do projeto mobilizou toda a região e contou com a presença de autoridades de Estado. Isso porque essa iniciativa pode transformar a realidade local, assim como aconteceu no interior de São Paulo em que a cidade deixou de ser focada apenas no mercado de comodities e passou a ser um polo de turismo, onde pessoas de diferentes regiões visitam as vinícolas. Fruto dessa mudança, Espírito Santo do Pinhal passou a receber investimentos para atender os turistas, criando oportunidades em vários setores como hotéis e restaurantes, além é claro do trabalho nas próprias vinícolas. “Nosso sonho é que o distrito de Copán, em Honduras, tenha a mesma história de sucesso”, ressalta Rodrigo Barbosa, CEO da Aura Minerals. 

Na mineradora, a formulação de soluções que tragam legado positivo é valorizada e estimulada pela Cultura Aura 360, pautada pelo respeito e pelo cuidado. Com esse olhar ampliado e o fato de que 90% da mão de obra da Aura Minosa é composta pela comunidade local, a companhia enxergou a necessidade de estimular uma nova atividade econômica que pudesse incentivar mais ainda os residentes locais e criar oportunidades na região.

Pesquisas e análises do solo e clima da região feitas pela equipe da companhia permitiram evidenciar que a terra próxima à unidade possui nutrição e sustentação suficientes para a plantação de sementes de uvas usadas em vinhos de alta qualidade. Dessa forma, a identificação de um território fértil para implantação de vinhedo foi vista sob a ótica de tornar realidade os sonhos de desenvolvimento e crescimento que população, governo e a Aura têm para a região, por meio da ampliação do mercado de trabalho para os hondurenhos. 

O projeto contará com um período de teste e análise das frutas produzidas de cerca de 4 anos e, tendo resultados positivos, contribuirá para o desenvolvimento da economia e abrirá cerca de 250 oportunidades de empregos. 

A gestão ética da empresa, embasada pela inovação, revela uma integração entre a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. 

Considerar os impactos e benefícios de todas as ações da companhia nos colaboradores, comunidades e meio ambiente colabora para o fortalecimento da empresa como uma das mineradoras mais confiáveis, responsáveis, respeitadas e orientadas por resultados. 

“A atividade minerária traz impacto para a comunidade onde nos instalamos. A Aura Minerals tem a preocupação e está focada em deixar um legado positivo por onde passa. Na região de Copán, não será diferente, estamos literalmente plantando oportunidades para a população local e para as futuras gerações, por isso o nome “Sementes da Esperança”, finaliza o CEO da Aura Minerals. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp