14/02/2024 às 15h39min - Atualizada em 14/02/2024 às 20h03min

Dia Internacional da Fraternidade Humana: a importância da educação socioemocional nas escolas

A adoção de atividades de ensino socioemocional se apresentou como um ponto-chave, não só para a saúde mental dos alunos, mas para a promoção da fraternidade na sociedade como um todo

Redação
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No domingo, (04/02), foi comemorado o Dia Internacional da Fraternidade Humana, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2020, devido à preocupação da organização frente aos atos de discursos de ódio que se espalharam ao redor do mundo. 

Tendo como objetivo sublinhar a importância de compreensão de diferentes culturas, religiões, credos e da promoção da tolerância que inclui a aceitação social do que é diferente, a ANEC acredita que, apesar de não compor o calendário comemorativo da Igreja Católica, é uma data muito afinada ao que se acredita como católicos.

A fraternidade, na visão católica, não é apenas um sentimento de irmandade com os que creem e pensam de forma semelhante. A própria palavra “católico” vem do grego kato-holos que significa “universal”. O Evangelho de Cristo é uma mensagem universal que ultrapassa barreiras culturais, geográficas e religiosas e propõe que todos sejam irmãos.

O tema da Campanha da Fraternidade de 2024 é “Fraternidade e Amizade Social” e propõe discutir a grande fratura social que o Brasil tem vivido nos últimos anos. 

Nesse sentido, a campanha deste ano pode inspirar o Dia da Fraternidade Humana buscando na amizade social, isto é, no amor que atinge todas as pessoas sem distinção, uma ferramenta potente para nos sentirmos irmãos e irmãs uns dos outros.

O papel da educação socioemocional na promoção da fraternidade

Ao observar o cenário educacional do Brasil, percebe-se que, infelizmente, o atual modelo demorou a perceber a urgência do ensino socioemocional. Somente recentemente foram incorporadas aprendizagens socioemocionais na linguagem educativa que, ainda hoje, encontram resistência na sociedade.

A ANEC acredita que, a educação formal, oferecida na escola e na universidade, deve contemplar também o ensino-aprendizagem das virtudes sociais, dentre elas a fraternidade — visando ensinar e aprender a ver o outro como irmão.

Além disso, é preciso considerar que a volta da rotina de trabalho presencial, os resquícios do isolamento social da pandemia e a inserção da tecnologia no cotidiano das crianças, gerou um alerta em relação à saúde mental dos estudantes de todo o país. 

O trabalho com competências socioemocionais está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, a partir das medidas previstas, a educação socioemocional e de projeto de vida foram incluídas nas escolas associadas à ANEC.

A associação acredita ser preciso dar instrumentos e métodos para que os estudantes conheçam a si mesmos, aprendam a expressar o que pensam e sentem de forma assertiva, e criem autonomia para lidar com as situações mais desafiadoras.

Em fevereiro, a ANEC vai promover uma discussão sobre como os educadores podem envolver os estudantes na Campanha da Fraternidade 2024, de maneira crítica e participativa, ajudando-os a refletir sobre as relações interpessoais e situações que nos atravessam cotidianamente. Além disso, serão oferecidos instrumentos práticos para os educadores a fim de que a aprendizagem da fraternidade saia das boas intenções e se concretize.

Sobre a ANEC

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural, representante da Educação Católica no Brasil, e reunida em comunhão de valores com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

A instituição atua em favor de uma educação de excelência para promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja.

A associação também tem como objetivo proclamar a liberdade de ensino consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Constituição da República Federativa do Brasil e nos ensinamentos do magistério eclesial; promover a pesquisa científica, a extensão social e o desenvolvimento cultural a serviço da vida e representar a educação católica no país, em seus diversos níveis.

A ANEC atua em 900 municípios do Brasil, realiza 172 obras sociais e tem como associadas 1050 escolas, que incluem Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e 83 instituições de Ensino Superior, que atendem a mais de 1,5 milhão de alunos, além de 353 mantenedoras. 

 


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