14/02/2024 às 16h36min - Atualizada em 14/02/2024 às 20h02min

Volta às aulas: a importância dos cuidados com a visão das crianças no retorno às atividades escolares

Atenção à saúde visual dos pequenos deve ser contínua, com visita anual ao oftalmologista, estímulo às atividades ao ar livre, além do uso equilibrado de telas

FleishmanHillard
https://www.hoyalab.com.br/
Divulgação

Com o retorno às atividades escolares, a atenção à saúde visual das crianças torna-se um aspecto fundamental para garantir um desenvolvimento educacional e pessoal adequado. A visão é um dos sentidos mais importantes para o aprendizado, e problemas visuais podem afetar significativamente o desempenho escolar e o bem-estar geral das crianças. Nesse contexto, pais e responsáveis devem estar atentos a algumas medidas essenciais para cuidar da saúde ocular dos pequenos.

“O primeiro passo é a atualização do exame de vista. É recomendável que as crianças façam uma consulta oftalmológica anual, especialmente antes do início do ano letivo. Este exame ajudará a detectar qualquer mudança na visão que possa ter ocorrido durante as férias”, afirma o Dr. Francisco Irochima, médico oftalmologista e consultor da HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão. Segundo o especialista, alterações na visão podem ocorrer rapidamente na infância, e uma verificação regular é fundamental para assegurar que as crianças tenham a correção visual adequada, se necessário, para um aprendizado eficaz.

Para as crianças que já utilizam óculos, é importante avaliar o estado atual das lentes. Lentes arranhadas, desatualizadas ou inadequadas podem prejudicar a visão e, consequentemente, o desempenho escolar. “É essencial garantir que as armações estejam bem ajustadas e confortáveis e que as lentes estejam em boas condições e com a prescrição correta”, completa Irochima.

O controle do uso de telas é outro ponto vital. O excesso de tempo em frente a dispositivos eletrônicos pode levar à fadiga ocular, olho seco, e estar associado com a maior progressão da miopia e a longo prazo, afetar negativamente o sono e o relacionamento socioeducativo. Para Irochima, é recomendável limitar o tempo de tela e encorajar as crianças a participarem de atividades ao ar livre. A exposição ao sol, com proteção adequada, é benéfica para a saúde ocular e geral, promovendo a produção de vitamina D e melhorando o humor e a energia.

Por fim, uma atenção especial deve ser dada às crianças míopes. “A miopia pode progredir rapidamente durante os anos escolares. Monitorar de perto a progressão da miopia é crucial para evitar complicações futuras. Tratamentos como óculos especiais e uso de colírio podem ser recomendados por um oftalmologista para controlar sua progressão. Além disso, é importante incentivar as crianças a fazerem pausas regulares durante as atividades de leitura ou uso de dispositivos eletrônicos para reduzir a tensão ocular”, reforça o médico oftalmologista.

Ao prestar atenção a esses aspectos essenciais, pais e responsáveis podem desempenhar um papel significativo na manutenção da saúde visual das crianças, contribuindo assim para um retorno às atividades escolares mais seguro e produtivo.

Inovação no mercado de lentes

A fim de mitigar esse cenário, a HOYA Vision Care, empresa japonesa e líder global, que produz lentes de óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia - traz em seu portfólio, a MiYOSMART, lentes de óculos que reduzem a progressão da miopia infantil. O produto conta com a tecnologia D.I.M.S. (Defocus Incorporated Multiple Segments), patenteada pela HOYA e desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong e tem como objetivo, corrigir o defeito visual em toda a sua superfície. Possui uma área de tratamento em forma de favo de mel para diminuir e até frear a progressão da miopia.

A HOYA Vision Care é a única empresa do mercado que possui um estudo aprofundado sobre o tema para prevenção e tratamento da miopia em crianças. Prova disso, é que a MiYOSMART é considerada a primeira lente de miopia a atingir uma taxa de eficácia considerada alta em lentes ópticas/oftálmicas, apoiadas por dados clínicos fortes, como por exemplo, um estudo recente de seis anos realizado pelo Centro de Pesquisa de Miopia da Universidade Politécnica de Hong Kong.

As lentes MiYOSMART já são utilizadas em diversos países da Ásia, África e Europa, assim como no Brasil, a fim de reduzir o número de crianças e adolescentes que convivem com a miopia progressiva. A prescrição do uso deve ser feita por um médico oftalmologista e o produto está disponível em centenas de ópticas certificadas no Brasil. Para mais informações, consulte:  https://www.hoyavision.com/find-optician/?filter=miyosmart

Sobre a HOYA

A Hoya Vision Care é uma empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Em seu portfólio estão produtos ópticos, incluindo filtros fotocromáticos e lentes de óculos, como a MiYOSMART, única lente pautada em seis anos de estudos e que reduz em até 60% a progressão da miopia infantil. A lente conta com a pioneira D.I.M.S. technology, tecnologia patenteada pela HOYA e desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong, que corrige o defeito visual em toda a sua superfície e possui uma área de tratamento em forma de anel para diminuir e até frear a progressão da miopia. Saiba mais em https://miyosmart.com.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp