09/02/2024 às 19h36min - Atualizada em 14/02/2024 às 08h05min

Com as altas temperaturas, foliões precisam prevenir a desidratação durante o carnaval

Hidratação constante ao longo do dia é fundamental para quem vai aproveitar os blocos ao ar livre, especialmente para quem consome bebida alcoólica

Camila Freitas
Nutricionista Camila Nunes
Com a chegada do Carnaval, é fundamental lembrarmos da importância da hidratação para garantir que todos possam aproveitar ao máximo essa festa vibrante e cheia de energia. Nas festividades, muitas pessoas se envolvem em longas horas acompanhando os blocos, sob o sol quente, transpiração e o consumo de bebidas alcoólicas e energéticos, geralmente ricos em açúcar, o que pode levar à desidratação se não houver precauções adequadas.

Entre os sintomas mais comuns da desidratação, destacam-se a sede exagerada, boca seca, dor de cabeça, tontura, fraqueza e pele seca. Quando esses sintomas são provocados pelo consumo excessivo de álcool, por exemplo, podem causar desconforto não apenas no momento, mas também no dia seguinte, manifestando-se na conhecida ressaca, denominada cientificamente como veisalgia. 

“Em climas quentes, o corpo utiliza o suor como um mecanismo natural de resfriamento, evaporando a água na pele para reduzir a temperatura. No entanto, em condições extremamente quentes, úmidas, durante atividades físicas ou quando está ingerindo álcool, o aumento do suor pode levar à desidratação se não for compensado por uma ingestão adequada de líquidos”, explica a nutricionista Camila Nunes, especializada em nutrição clínica e esportiva (foto).

A especialista, que atua na Associação Paulista de Nutrição (APAN), explica que, nessas situações, é crucial manter-se hidratado ao longo do dia. Beber água é essencial para repor os líquidos perdidos durante as atividades carnavalescas. Além disso, é aconselhável optar também por bebidas hidratantes, que ajudam a repor não apenas a água, mas também os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloretos, perdidos por meio do suor e da urina.

Segundo a Dra. Camila Nunes (@nutrinunes), é fundamental ingerir água em quantidades adequadas, especialmente em climas quentes, para auxiliar na refrigeração do corpo e prevenir a desidratação. “Se estiver suando intensamente, assegure-se de repor os líquidos perdidos para manter seu corpo saudável e funcionando de maneira eficiente”, explica. Equilíbrio é a chave para curtir de forma segura o carnaval, mantendo o consumo apropriado de água e evitando o consumo excessivo de álcool e bebidas açucaradas. Além da ingestão de água, fundamental para a hidratação, é recomendável o consumo de bebidas acrescidas de íons, que ajudam na estabilização da hidratação.

Essas bebidas são formuladas para repor água e minerais perdidos durante o dia a dia, principalmente em dias mais corridos, como no carnaval. Com uma composição equilibrada de água e sais minerais, elas favorecem a retenção de água no corpo, facilitando a absorção e retenção de líquidos. “Consumir bebidas hidratantes auxilia na recuperação da hidratação e eletrólitos perdidos pelo suor, sendo especialmente benéfico em atividades prolongadas”, explica a nutricionista.
 

Confira dicas da nutricionista para um carnaval sem desidratação:
 

●     Prepare-se antes dos eventos: antes de sair para festividades, certifique-se de estar bem hidratado, consumindo água ao longo do dia para preparar o corpo.

●     Beba água regularmente: mantenha-se hidratado ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. Evite esperar até ficar com muita sede.

●     Intercale com bebidas hidratantes: ao dançar intensamente e suar muito, intercale a ingestão de água com bebidas hidratantes para repor eletrólitos perdidos, como sódio e potássio.

●     Evite bebidas alcoólicas em excesso: o álcool pode contribuir para a desidratação. Se consumir álcool, intercale com água e limite o consumo para preservar a hidratação.

●     Evite exposição excessiva ao sol: busque sombra sempre que possível e evite longos períodos sob o sol intenso, pois o calor pode aumentar a transpiração e faça pausas para descansar, aproveitando para se hidratar.

●     Conheça seus limites: Esteja atento aos sinais de desidratação, como tonturas e boca seca. Consuma bebidas hidratantes imediatamente para se reidratar.

●     Tenha uma garrafa de água à mão: mantenha uma garrafa de água durante desfiles, festas ou eventos para facilitar o acesso à hidratação e lembrá-lo de se manter hidratado.


Neste Carnaval, divirta-se com responsabilidade, cuidando do seu corpo e garantindo que a alegria seja acompanhada pela saúde e bem-estar. A hidratação é a chave para garantir que todos possam aproveitar ao máximo esses dias de folia.

Sorox ajuda na hidratação durante a folia
 


No Carnaval, o ideal é associar diversão com responsabilidade, cuidando do seu corpo e garantindo que a alegria seja acompanhada pela saúde e bem-estar. A hidratação é a chave para garantir que todos possam aproveitar ao máximo os dias de folia.

Disponível em cinco sabores (abacaxi com hortelã, frutas vermelhas, limão, tangerina e uva), Sorox é indicado para quem busca produtos funcionais hidrotônicos e com sabor, que possam ser consumidos diariamente. Com uma fórmula exclusiva, sem açúcares e com baixa caloria, Sorox tem oito íons (zinco, potássio, magnésio, cálcio, lactato, sódio, citrato e cloreto), responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células, ajudando a manter seu corpo hidratado e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Sorox pode ser encontrado em farmácias e também em outros canais de varejo. Para saber mais sobre Sorox, acesse:Link

Para mais Informações:

Kubix Estratégia & Comunicação

Denise Marcolino – (11) 94354-1779

Camila Freitas – (11) 9820-47973 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp