12/02/2024 às 11h14min - Atualizada em 14/02/2024 às 00h08min

Tatuagem como sinal de homenagem ganha adeptos e pede preparação do profissional

Andreia Souza Pereira
Internet

Desde que as tatuagens se tornaram populares, as pessoas passaram a ver esse tipo de arte como uma forma de expressão. Dentre os motivos para isso, o gosto de cada um pode ser o fator motivacional. Porém, outra maneira de ver a tatuagem é como forma de homenagem.

 

Seja para um ídolo, uma inspiração, ou para um ente querido que se foi, humano ou animal, deixar uma marca eterna no corpo pode ser visto como estratégia de memorização, fazendo com que o homenageado nunca seja esquecido.

 

Recentemente, visando gravar personalidades negras que foram importantes no esporte mundial, o jogador Vinícius Jr. colocou, em suas costas, desenhos de Pelé, Kobe Bryant, Michael Jordan e Muhammad Ali. Além deles, o astro do Real Madrid ainda arrumou espaço para homenagear seu pai.

 

Em casos de pessoas menos famosas, uma professora em Corumbá - MT decidiu fazer o mesmo tipo de homenagem à sua avó, falecida no início de 2024. Tendo vivido por 37 anos com ela, Mayara Vaz Coutinho decidiu que a melhor forma de manter a memória da parente mais viva do que já é, era gravar em seu corpo uma lembrança de quem a ajudou a ser criada.

 

Para Daniel Couto, proprietário do estúdio ITattooClub, “Esse tipo de tatuagem é muito requisitada. Apesar de ter começado apenas como forma de expressão e demarcação de alguém como parte de um grupo de pessoas, como os marinheiros no século passado, os motivos atuais para uma tatuagem são dos mais variados. Essa tática, de homenagear alguém querido, se tornou popular e comum nos tempos mais atuais. Muitos encaram como uma maneira válida de ‘provar’ que nunca esquecerão da pessoa ou de que sempre seguirão seu exemplo, como no caso do Vinícius Jr.”.

 

Animais também são, diversas vezes, o motivo desse desejo de nunca esquecer alguém. Por serem companheiros constantes, mas que não vivem o mesmo que os humanos, muitos tutores escolhem lembrar-se de seus pets por meio dessa arte.

 

Em um caso envolvendo uma Labradora, de nome Dixie, sua família optou por deixar uma marca, baseada em um sinal de nascença da cachorra, como forma de homenagem. Pelo animal já ter 12 anos de idade e, pela expectativa de vida de um cachorro de grande porte, estar perto de deixá-los, seus tutores planejaram, juntos, fazer uma tatuagem igual à mancha de Dixie. Por ter um formato que se assemelha ao de um coração, eles o fizeram no pé, local onde também fica na cachorra.

 

“Pode ser o rosto do homenageado, uma frase, uma citação, um momento específico ou, até mesmo uma mancha, como é o caso da Labradora, mas, nesse momento, o que importa para a pessoa é que a homenagem seja bem feita e se torne algo de orgulho. Claro que existem muitas preocupações ao se fazer uma tatuagem, como o traço e a qualidade dos materiais. Porém, nessa hora, o mais importante é falar com um profissional que seja de confiança, afinal é algo que ficará para sempre e sem intenção alguma de arrependimento. Portanto, não há a possibilidade de remoção ou cobertura, por motivos sentimentais. Isso faz do tatuador alguém responsável por algo muito sensível. Ele deve estar preparado para isso”, como aponta Daniel.

 

Nesses casos, pouco importa qual será o motivo da homenagem ou quem será o personagem dessa honra, contanto que seja feita da melhor forma possível. Por esse motivo, os profissionais devem estar qualificados para receberem um pedido tão comum, mas extremamente delicado para todos os lados dessa equação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp