07/02/2024 às 15h10min - Atualizada em 09/02/2024 às 00h09min

Saiba como aproveitar o carnaval no condomínio

Existem regras que devem ser respeitadas, diz advogado

David Roberto Florim
Freepik
O Carnaval se aproxima e, com ele, muitas pessoas aproveitam para viajar, curtir em bloquinhos de rua, em clubes e até mesmo nos condomínios onde vivem.

A questão é que, assim como em todos os lugares mencionados, nos condomínios há regras que devem ser respeitadas. Quando o respeito não ocorre, problemas costumam ocorrer, acarretando muitas vezes em animosidades por parte de pessoas que pensam diferente.

- “Essa época do ano, sem dúvida, é o período em que os síndicos mais sofrem. Mas isto se deve à não saber como agir. É preciso que o mesmo estabeleça limites e esteja resguardado legalmente para fazer as leis internas do condomínio serem respeitadas”, explicou o advogado condominial, Luiz Fernando Maldonado.

Segundo ele, alguns condomínios costumam organizar blocos de carnaval, concursos de fantasias, jantares festivos e até mesmo bailes. Porém, há limites que devem ser levados a sério, caso contrário a festa pode terminar mal.
- “É importante que o síndico explique sobre as regras do condomínio quanto à realização de festas. Existem lugares que proíbem eventos em função do barulho ou acima de um número específico de pessoas. Outra sugestão é o morador ter empatia com os vizinhos, mantendo o respeito e caso comemore dentro do apartamento, mantenha o volume baixo, limite o número de convidados e cuide da limpeza dos espaços”, orientou.

O advogado, que já viu problemas ocorrerem nesta época do ano, sabe que muitas pessoas acabam extrapolando, causando irritação aos vizinhos em função da sujeira deixada nas áreas comuns, ou por conta de barulhos excessivos.
- “Vale lembrar que as regras dos condomínios costumam prever multa para os moradores que desrespeitarem as normas. Quem se diverte com responsabilidade, não se torna alvo de multas, queixas e até mesmo da Polícia. E para que nada fuja do controle é fundamental que o síndico zele da melhor maneira”, finalizou o advogado condominial Luiz Fernando Maldonado.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp