07/02/2024 às 09h59min - Atualizada em 09/02/2024 às 00h07min

Phibro Saúde Animal promove workshop sobre gatilhos imunossupressores em aves

Esta edição do "Health & Performance Experience" contou com 70 especialistas em avicultura de Minas Gerais e São Paulo

Fernanda de Souza Martins
Crédito - Divulgação
A Phibro Saúde Animal, empresa global de saúde e nutrição animal, promoveu em São Paulo mais workshop sobre gatilhos imunossupressores e síndromes respiratórias em aves. Esta edição do "Health & Performance Experience" contou com 70 especialistas em avicultura de Minas Gerais e São Paulo. "O evento foi uma excelente oportunidade para disseminar conhecimento técnico para profissionais que estão na vanguarda da sanidade avícola", destaca Eva Hunka, gerente de negócios biológicos da Phibro.
O evento teve quatro palestras. Eva Hunka, mestre em medicina veterinária preventiva, falou sobre a experiência da Phibro no controle da variante 2 da bronquite infecciosa avícola. Experiências de controle do problema também foram abordados pelo veterinário Luis Caron, doutor em biotecnologia e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já a doutora em microbiologia Josiane Tavares – diretora do Centro de Diagnóstico e Monitoramento Animal (CDMA) – abordou a variante GI-23, sua epidemiologia e ferramentas de controle.
"A Phibro lançou recentemente TAbic® IBVAR206, vacina de vírus vivo atenuado. Ela é homóloga ao Grupo GI-23, altamente eficaz contra a variante 2, cuja incidência tem crescido nas granjas brasileiras. Esta variante do vírus da bronquite infecciosa reduz a performance das aves e ocasiona perdas importantes no abatedouro devido ao aumento das condenações, além de comprometer a qualidade dos ovos", comenta Eva. O vírus já é considerado endêmico no país e tem grande potencial para mutações genéticas.
Doença de Gumboro
A quarta palestra do "Health & Performance Experience" apresentou panorama da Doença de Gumboro e propôs uma reflexão: estamos dando a devida atenção a essa enfermidade? Afinal, além de recorrente, ela tem difícil controle, causando imunossupressão nas aves, o que abre as portas para a ocorrência de diversas doenças. O tema foi conduzido por José Emílio Dias, mestre em produção e sanidade de aves e suínos e gerente de contas-chave de animais monogástricos da Phibro.
"O vírus da doença de Gumboro acomete a Bursa de Fabricius, importante órgão linfoide primário, e sua infecção compromete a produção de anticorpos", explica Eva Hunka. "Para auxiliar no manejo do problema, a Phibro conta em seu portfólio com MB-1. Essa vacina faz parte de uma nova geração de imunizantes e possui tecnologia inovadora. Por ser a única vacina de vírus livre adaptada para ser utilizada em dose única ainda no incubatório. Assim, promove imunidade precoce cerca de quatro dias antes de outras vacinas", complementa a gerente da Phibro.
Sobre a Phibro Saúde Animal    
A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global. Para mais informações, acesse: https://www.phibrosaudeanimal.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp