07/02/2024 às 16h50min - Atualizada em 09/02/2024 às 00h02min

Folia Saudável: 5 Erros para não se cometer no Carnaval

É  possível uma  “folia saudável”? Sim, se houver uma alimentação equilibrada, nos dias de festa e na recuperação pós-Carnaval. Para garantir a diversão, sem surpresas, é importante alguns cuidados para que o corpo esteja em forma, com disposição e que se possa evitar qualquer prejuízo para saúde.

EDNA A VAIROLETTI
www.vspresscomunicacao.com.br
divulgação
É um desafio resistir ao ritmo do Carnaval e haja energia para poder aproveitar tanta animação. Para garantir a diversão, sem surpresas, é importante alguns cuidados para que o corpo esteja em forma, com disposição e que se possa evitar qualquer prejuízo para saúde.

Mas é  possível uma  “folia saudável”? Sim, se houver uma alimentação equilibrada, nos dias de festa, e na recuperação pós-Carnaval. Muita hidratação, controle no consumo de bebidas alcoólicas e nada de exageros se for uma pessoa sedentária, para evitar o risco de lesões. Comida leve – com muitas frutas, legumes e verduras - e não ficar longos períodos sem comer, podem ajudar a dar novo fôlego para curtir a festa.  
Confira o que não se deve fazer  para garantir a folia. As dicas são do Prof. Dr. Durval Ribas Filho – médico nutrólogo e presidente da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Comer demais

Não exagere, se a ideia é ter energia para aguentar os dias de folia. Comer demais pode provocar um maior esforço do organismo para absorver toda energia, resultante do consumo em excesso, principalmente de alimentos ricos em gordura, carboidratos e bebidas alcoólicas.

Abusar de carboidratos e gorduras
O ideal é optar por um cardápio com variedade de saladas, incluindo vegetais escuros como couve, rúcula, agrião, que ajudam no processo de desintoxicação natural e, também, funcionam na proteção hepática. Entre as carnes, prefira as menos gordurosas, peixes e aves assados e menos fritura. Na sobremesa frutas e pouco açúcar.
 

Beber pouca água

Não basta beber água apenas quando temos sede e em grandes quantidades, o que pode sobrecarregar o organismo. O ideal é ingerir várias vezes, com intervalos médios de 2 horas e porções de 300 ml. Uma boa hidratação é essencial para limpar o organismo e contribuir para evitar desequilíbrios entre os órgãos.

Se tiver calor e se houve um excesso no consumo de álcool, a ingestão de água é primordial, pois ajuda a eliminar possíveis inchaços, causados pela retenção de líquido e excesso de sódio, devido o maior consumo de alimentos ricos em sal e processados, os famosos snacks.

Preferir bebidas açucaradas
Escolha água natural ou água de coco. Também pode se consumir chás e sucos naturais, de preferência sem açúcar. Como nosso corpo também absorve água dos alimentos, bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás adoçados, néctares e refrescos prontos, não são as melhores fontes para repor o líquido perdido na folia.
 

Exagerar no álcool

O consumo de bebidas alcoólicas sempre aumenta no Carnaval, pois não faltam opções. Como algumas pessoas não resistem, a ingestão deve  ser de forma consciente e moderada. O ideal é até duas doses para mulheres e três para os homens, o equivalente a 330ml de cerveja, 100 ml de vinho ou 30 ml de bebidas destiladas.

O álcool é metabolizado principalmente pelo fígado. O excesso pode provocar uma intoxicação aguda e sistêmica, causando os sintomas da famosa ressaca, como desidratação, cansaço e dores de cabeça. A ideia não é se privar, mas ter cautela, pois os exageros podem gerar danos ao organismo. A dica é intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas com água.  
Para garantir muita animação em todos os dias de Carnaval, além de não cometer excessos, fique atento: se alimentar com qualidade, não se desidratar, procurar dormir para repor as energias e, se estiver cansado, não dirigir,  para evitar qualquer tipo de acidente.

Informações para a Imprensa
VS Press Comunicação
Edna Vairoletti - 11 98531-0066
Andréa Simões - 11 99648-7636
[email protected]

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp