07/02/2024 às 17h42min - Atualizada em 09/02/2024 às 00h02min

Patologia Digital da Roche Diagnóstica contribui para diagnóstico ágil e preciso do câncer

Escaneamento de amostras de tecido e insights de inteligência artificial são essenciais para apoiar a decisão de tratamento da doença

Jéssie Ellen Costa Neves
Assessoria de Imprensa / Redação
Divulgação
Patologia Digital da Roche Diagnóstica contribui para diagnóstico ágil e preciso do câncer
 
Escaneamento de amostras de tecido e insights de inteligência artificial são essenciais para apoiar a decisão de tratamento da doença
 
São Paulo, fevereiro de 2024 - Em fevereiro, Mês Mundial do Câncer, a Roche Diagnóstica reforça a importância do diagnóstico assertivo e rápido da doença. Pensando nisso, chegou recentemente ao Brasil a Patologia Digital, caracterizada pelo escaneamento das amostras de tecidos em lâminas, que são enviadas digitalmente para que os patologistas possam, em qualquer parte do mundo, interpretar as características anatomopatológicas de acordo com suas especialidades e compor o laudo com os resultados observados. Além disso, softwares responsáveis pelos processos, por gerenciar as imagens geradas e algoritmos abastecidos por patologistas com insights de inteligência artificial dão suporte ao médico no diagnóstico, apoiando a decisão de tratamento.

“Essa inovação contribui para o melhor cuidado com o paciente, com diagnóstico mais preciso e diminuindo o tempo de espera para o início do tratamento. A proposta de valor da Roche é oferecer uma jornada de assistência médica personalizada, entendendo que cada pessoa é única. Além de alcançar resultados clínicos positivos para o paciente e sua condição, também buscamos contribuir para uma gestão de saúde mais efetiva”, afirma Carlos Martins, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.

Soluções Roche Diagnóstica
O equipamento VENTANA Slide Scanners gera imagens de alta qualidade para vários tipos de tecidos, incluindo lâminas de congelação e citologia. A tecnologia faz uma digitalização de alta velocidade e tem uma interface de usuário intuitiva, sendo capaz de dar acesso às imagens digitalizadas em tempo real. Possui, ainda, dois tamanhos diferentes de máquinas, compatíveis com os mais variados laboratórios espalhados pelo Brasil, que podem ter acesso a uma solução que ajuda a facilitar o fluxo de trabalho e a melhorar a precisão do diagnóstico.

O VENTANA Slide Scanners é conectado ao Pathology Workflow Software, também da Roche, um sistema eficiente que cuida do processo digital da imagem gerada e melhora a eficiência do fluxo de trabalho do laboratório com conectividade e automação. Ele permite a execução de tarefas complexas com rapidez e facilidade, sendo um sistema escalável, com alcance para consultas remotas. Os laboratórios têm acesso também ao Image Analysis Algorithms, um software de algoritmos, com insights de inteligência artificial, que dá suporte para o patologista visualizar e avaliar com confiança e objetividade as imagens, a partir dos dados gerados pela digitalização das amostras.

Dessa forma, os laboratórios de patologia podem ter acesso a uma solução completa, de ponta, que ajuda a facilitar o fluxo de trabalho e melhorar a precisão. Em locais que contam com poucos profissionais patologistas, a conectividade trazida pela patologia digital possibilita descentralizar o diagnóstico. Médicos terão acesso ao sistema exclusivo à distância, de forma rápida e efetiva, sem depender mais do transporte das amostras físicas. Com essa inovação, laboratórios de pequeno, médio e grande porte podem usufruir das tecnologias, gerando mais valor no cuidado ao paciente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp