08/02/2024 às 10h54min - Atualizada em 08/02/2024 às 20h08min

Machado Meyer Advogados lança ferramenta com recursos de IA generativa da Microsoft

Com a solução, o escritório está na vanguarda do uso da Inteligência Artificial para aprimorar os processos diários com alto nível de segurança

Roberta Scalabrini
Imagem de Freepik

A Inteligência Artificial (IA) generativa tem o potencial de ser um copiloto para os advogados em escritórios de advocacia, auxiliando os profissionais do direito em diversas tarefas. No entanto, é importante observar que a implementação da IA também levanta questões éticas e de privacidade, e é importante garantir a segurança e a confidencialidade dos dados dos clientes.

Para tratar desse importante aspecto, o Machado Meyer Advogados adotou o Microsoft Azure OpenAI Service para desenvolver uma ferramenta segura e eficaz, que utiliza a IA como complemento ao trabalho dos profissionais do Direito. Em fase beta, ela passou a ser utilizada em dezembro de 2023. A solução auxiliará as atividades diárias do escritório em cinco demandas principais: traduções, revisões, resumos e pesquisas. Após o lançamento oficial, outras funções serão adicionadas de acordo com as futuras demandas das equipes do escritório.

"O projeto com a Microsoft traz mais inovação para o nosso ambiente e nos permite extrair conhecimento de forma mais rápida e fácil para nossos advogados, potencializando nossa base de informações e tornando o trabalho ainda mais eficaz", explica Paulo Silvestre de Oliveira Junior, Head de Inovação e Desenvolvimento do Machado Meyer Advogados.

O desenvolvimento da solução é parte de uma estratégia maior do escritório, que vem ampliando as narrativas em inovação internamente com iniciativas que integram sua expertise às mais recentes tecnologias, a fim de garantir um trabalho cada vez mais efetivo e completo, extraindo valor de um acervo de documentos produzidos ao longo dos mais de 50 anos de história do Machado Meyer.

Entre os projetos, o Machado Meyer também tem avançado com um portal colaborativo para o público interno, inicialmente, que está em fase de testes e deve atingir a maturidade já no início de 2024. Para Silvestre, com essas ações é possível utilizar a Inteligência Artificial e as novas tecnologias de forma ética e segura para todos. "É o momento de evoluirmos processos, oferecendo recursos para que as tarefas operacionais possam ser apoiadas pelo uso da IA e nossos especialistas tenham mais tempo para desenvolver atividades estratégicas", diz Silvestre.

"Após acumularmos todo o nosso potencial interno, estaremos prontos para oferecer uma experiência ainda mais completa para nossos clientes. Na quarta etapa do projeto, não só iremos apoiar nossas próprias operações, mas também seremos um ponto de contato vital para nossos clientes, fornecendo serviços, esclarecendo dúvidas e coletando feedback para melhorias contínuas", finaliza.

O escritório pretende lançar um Portal do Cliente, onde todas as ferramentas e a infraestrutura desenvolvidas nas fases anteriores serão disponibilizadas para o público. Esse marco representa a realização plena da visão do projeto, em que os clientes terão acesso direto e fácil a todas as funcionalidades e serviços que o escritório oferece.

Para Juliana Abrusio, sócia da área de Direito Digital e Proteção de Dados, esse é um marco importante tanto para o escritório quanto para o setor jurídico como um todo. "A Inteligência Artificial tem aberto inúmeras possibilidades para empresas de diferentes setores. Participar deste projeto fortalece nossa capacidade de oferecer soluções inovadoras e apoiar nossos clientes no processo de adoção e implementação desta tecnologia para gerar soluções e valor", afirma.

"Desde que lançamos nossos recursos de IA generativa, temos trabalhado em conjunto com nossos clientes para desenvolver soluções que aprimorem ainda mais sua inovação e produtividade. O Machado Meyer tem um vasto conhecimento jurídico e o que fizemos foi unificar todas essas informações em um banco de dados que permite que os advogados tenham informações relevantes para suas atividades. Além disso, a solução conta com recursos nativos de segurança na nuvem, o que oferece as ferramentas necessárias para que o escritório mantenha suas informações sob governança, privacidade e princípios éticos", afirma Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups da Microsoft Brasil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp