08/02/2024 às 16h04min - Atualizada em 08/02/2024 às 20h07min

AGUAVIVA pede informações ao Iphan sobre realização de Carnaval no Forte Itapema

Local é tombado pelo patrimônio histórico

Glauco Braga
Assessoria de Imprensa
Divulgação/Prefeitura de Guarujá
A Associação Guarujá Viva (AGUAVIVA) acionou nesta quinta-feira, dia 8, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para saber se o órgão deu autorização para a realização do evento "BARBAFEST GUARUJÁ" previsto para acontecer no Forte Itapema, em Guarujá, neste dia 9, a partir das 19 horas.

O Forte do Itapema é patrimônio histórico e eventos podem ocorrer ali desde que não comprometam a manutenção dos valores tombados e reconhecidos por lei. Para tanto, os interessados devem apresentar pré-projeto para o Iphan, que pode autorizar o evento baseado em procedimentos prévios para garantia da preservação histórica do monumento. Algumas questões precisam de respostas como : foi apresentado o pré-projeto pelos organizadores do evento?Quais os possíveis riscos existentes ao patrimônio histórico existente? e Há um projeto do Corpo de Bombeiros?

"O problema não é ser uma festa de Carnaval grande ou pequena. Precisamos saber as condições para o local não ser prejudicado, que o patrimônio histórico não seja danificado. Os organizadores precisam apresentar um pré-projeto e não sabemos se fizeram isso. O Iphan precisa de um tempo para estudar isso, não pode ser em cima da hora, como aconteceu naquela tentativa de utilização da Fortaleza da Barra Grande. Precisamos saber os detalhes sobre a preservação do patrimônio. Os eventos são permitidos, mas de maneira certa e organizada", disse o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da AGUAVIVA. Ele revelou que  o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat). Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e Ministério Público de São Paulo também foram acionados pela ONG.

O Forte da Vera Cruz de Itapema, também conhecido como Forte da Vera Cruz, Forte da Santa Cruz ou Forte de Itapema, foi tombado em 30 de abril de 1982 como um monumento histórico, de valor cultural e interesse turístico, e está localizado no distrito de Vicente de Carvalho, município de Guarujá. Encontra-se sobre uma formação de rochas e dessa posição controlava o acesso de embarcações ao porto da vila de Santos e ao saco dos Outeirinhos. Atualmente, o forte se encontra em fase de revitalização de sua estrutura para ser aberto ao público para visitação.

O evento está previsto para acontecer sexta, das 19 às 23h e segue até terça-feira (13), com início ao meio-dia e término às 23 horas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp