08/02/2024 às 09h53min - Atualizada em 08/02/2024 às 20h01min

Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, compartilha cinco dicas para economia de combustível

A empresa também traz os principais erros que os motoristas podem cometer na gestão do combustível

por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, fevereiro de 2024 – O aumento no consumo de combustível impacta diretamente os custos mensais com o veículo e contribui para uma maior emissão de poluentes e gases de efeito estufa, como o CO2. A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, destaca cinco ações que podem ajudar o motorista a economizar. 

1- Checar a pressão dos pneus: manter a pressão correta dos pneus prolonga sua vida útil e reduz o atrito de rolagem. É de extrema importância verificar a pressão dos pneus regularmente, garantindo que esteja dentro das especificações do fabricante, e calibrá-los apenas quando estiverem frios.

2- Evitar desgastes irregulares nos pneus dianteiros: desgastes anormais nos pneus dianteiros podem indicar desalinhamento no sistema de direção, o que aumenta o esforço do veículo 

3- Atentar para dificuldades de funcionamento do motor: problemas como dificuldade de partida ou falhas no funcionamento podem indicar deficiências nos sistemas de ignição ou injeção. É crucial agendar uma avaliação com um mecânico qualificado ao detectar tais sintomas.

4- Monitorar o aumento repentino no consumo de combustível: isso pode sugerir falhas nos sistemas do veículo. Mesmo pequenas variações devem ser observadas e corrigidas para evitar desperdícios e reduzir a pegada de carbono. Uma boa dica é examinar as velas de ignição, que revelam muito sobre o funcionamento e estado geral do motor.

5- Atenção aos odores de combustível ou vazamentos: a presença de odores de combustível ou manchas no piso da garagem são sinais de possíveis vazamentos, impactam o consumo e contribuem para a poluição ambiental. Ao detectar tais indícios, é fundamental procurar imediatamente um mecânico para avaliação e reparo.

Evitando erros que afetam no consumo de combustível

Os motoristas podem evitar erros comuns que prejudicam o consumo de combustível, como ignorar os avisos do veículo, pular as manutenções programadas e deixar o tanque vazio, o que pode causar falhas no funcionamento do veículo, chegando até a imobilizá-lo, gerando inconveniências e potenciais riscos. Também pode reduzir o fluxo de combustível, aumentando a temperatura interna da bomba e diminuindo sua vida útil.

“Além dos pontos citados, devemos conhecer o funcionamento normal do nosso veículo para que possamos solicitar uma avaliação quando ele apresentar mudanças de comportamento”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

Com o objetivo de facilitar o monitoramento do nível de combustível, a NTK oferece uma variedade abrangente de sensores. No caso de veículos flex fuel, o sinal do sensor de nível indica quando o abastecimento ocorre, desencadeando uma estratégia de identificação do tipo de combustível.

A Niterra através de suas marcas NGK e NTK possuem uma linha de produtos para o sistema de ignição, injeção e ABS, oferecendo ao mercado produtos de alta tecnologia. Garantindo um funcionamento correto do seu veículo e economia de combustível, além de proteger o meio ambiente.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão,  a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade; Medicina; Meio Ambiente & Energia; Comunicações; e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

RPMA Comunicação

Anna Carla Jurazecki - (11) 94247-6804
Cassia Schittini - (11) 97732-0294


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp