08/02/2024 às 09h56min - Atualizada em 08/02/2024 às 20h00min

Belgo cria o 3D Part, primeiro hub brasileiro de impressão de peças 3D em arame de aço para a indústria

Em fase de pré-lançamento, startup corporativa conecta a indústria a tecnologia pioneira para a impressão de peças metálicas como alternativa sustentável de produção

Caroline Melo
Roldana impressa via MADA. Divulgação Belgo Arames
A Belgo Arames inicia 2024 com a criação do primeiro hub brasileiro de impressão de peças 3D em arame de aço para a indústria, o 3D Part. Em fase de pré-lançamento, a startup corporativa oferece solução pioneira para a indústria que tem a necessidade de criar uma peça de forma mais rápida se comparada à manufatura tradicional ou precisa repor peças danificadas, que muitas vezes são importadas e demoram para chegar ao país. Além disso, a solução é uma alternativa sustentável, pois gera menos resíduos. Do jeito convencional, o descarte de aço na produção de peças pode chegar a 80%. Com a tecnologia 3D cai para 20%.
 
“Com o investimento nessa tecnologia, a Belgo cria uma possibilidade disruptiva para sanar uma dor da indústria brasileira e fomenta o mercado com inovações da Indústria 4.0. A tecnologia que empregamos para a impressão 3D é a de Manufatura Aditiva por Deposição à Arco (MADA) e conta com a garantia de qualidade da Belgo, que cumpre também com as certificações de segurança e de desempenho obrigatórios”, diz André Ghion, diretor de Marketing, Inovação e Estratégia da Belgo Arames.
 
O hub de impressão de peças 3D em arame de aço da Belgo faz a conexão entre a demanda do cliente e parceiros tecnológicos, contribuindo com sua expertise em MADA e matéria-prima, além de todo o conhecimento da líder em produção de arame de aço do país.

A fase de pesquisa e viabilidade técnica de mercado envolveu uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores, especialistas em solda, engenheiros, e profissionais das áreas comerciais, de design thinking, marketing, inovação e logística. Segundo Ghion, já foi investido R$ 1,2 milhão nesse projeto.

Atualmente, o hub de impressão 3D da Belgo trabalha com tecnologia para atender a confecção de peças de até 30 cm³. Até o fim de 2024, a expectativa é ampliar a impressão para até 100 cm³. “As primeiras impressões já estão sendo feitas em Minas Gerais e estamos prontos para atender indústrias de todos os portes. Os primeiros ensaios foram promissores, e a Belgo acredita na consolidação desse novo mercado nos próximos anos”, afirma Ghion.

Empresas interessadas na solução oferecida pela 3D Part podem entrar em contato com a Belgo Arames via formulário disponível no site 3dpart.belgo.com.br. 

Fomento à pesquisa e ao desenvolvimento
Desde 2016, a Belgo investe em pesquisa e projetos de impressão 3D que utilizam o arame de aço como matéria-prima. Com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Belgo já fez o levantamento das propriedades físicas e metalúrgicas de uma grande gama de arames destinados à impressão 3D.

Em 2022, a Belgo iniciou pesquisas no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI - CIT SENAI, em Belo Horizonte e em 2023 se uniu ao SENAI, ArcelorMittal e Delp MRS Logística para lançar o 1º Centro de Desenvolvimento da Tecnologia de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (CDT MADA) do Brasil.
Ao longo desses anos, a empresa tem acumulado conhecimento e compartilhado experiências com diversos parceiros para desenvolver soluções próprias para a indústria brasileira.
 
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
 
Em 2023 a Belgo conquistou o 3º lugar da categoria Mineração e Metais e figurou entre as 15 empresas que mais fomentaram o ecossistema de inovação aberta no Brasil pelo Ranking das TOP 100 Open Corps 2023, da 100 Open Startups. Foi eleita uma das 25 melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil, segundo o ranking Lugares Incríveis para Trabalhar, iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) e foi eleita a 2ª melhor empresa de Mecânica e Metalurgia do país pelo Anuário de Época NEGÓCIOS 360°, desenvolvido por Época NEGÓCIOS e Fundação Dom Cabral. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp