08/02/2024 às 13h33min - Atualizada em 08/02/2024 às 20h00min

Frateschi lança miniatura de vagão de celulose da Bracell

Fabricante de trens elétricos em miniaturas colocou no mercado de todo o país novo vagão de carga FTT

PAULO EDUARDO FERRARI VIARTI
Divulgação
A Frateschi, única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais na América Latina, com sede em Ribeirão Preto, no interior paulista, lançou uma nova versão do vagão de carga FTT, agora com a logomarca da empresa Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com operações industriais em Camaçari (BA) e Lençóis Paulista (SP). Além de suas operações no Brasil, possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

O lançamento ocorreu em Pederneiras e contou com a presença de diretores da Bracell e da Frateschi. O vagão plataforma lonado, tipo FTT, é utilizado para transporte de fardos de celulose, com a carga sendo protegida contra intempéries por meio de uma cobertura lonada instalada nos arcos deslizantes que podem ser movimentados para ambas as extremidades.
Em Pederneiras, está localizado o terminal intermodal construído em parceria entre a Bracell e a MRS Logística, ferrovia de carga que atua nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. As composições com a carga de celulose saem do Terminal de Pederneiras e percorrem cerca de 510 km pela ferrovia até o Porto de Santos. Cada composição é formada por até 3 locomotivas e 66 vagões, chegando a 1,5 km de comprimento. Uma composição com 66 vagões é equivalente a 124 caminhões, portanto, um transporte de cargas mais sustentável.

O projeto do vagão real foi desenvolvido em parceria com o fabricante de vagões Greenbrier Maxion (GMBX) para o transporte de celulose em bitola larga, e o fechamento do vagão é feito com módulos sanfonados em lonas (sider). Este vagão tem tara de 31 toneladas, podendo carregar até 99 toneladas de carga bruta. Devido ao modelo de fechamento, o vagão FTT possibilita a operação de carga e descarga pelas suas laterais ou pela parte superior. A GMBX, sediada em Hortolândia, é a maior operação ferroviária da América do Sul, com 80 anos de história no mercado.

De acordo com Lucas Frateschi, diretor da Frateschi, a novidade deve agradar aos ferreomodelistas de todo o país. “Este é o nosso primeiro lançamento do ano, e o vagão é bem rico em detalhes, com todas as especificações técnicas e também com informações em alto relevo. É um produto muito aguardado pelos amantes deste hobby”, afirma.

Sobre a Frateschi
Fundada em 1967, a Indústrias Reunidas Frateschi é a única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situada em Ribeirão Preto, no interior paulista, tem a missão de divulgar e preservar a memória ferroviária do Brasil, por meio da prática do ferreomodelismo. Há mais de 50 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos durante a prática deste hobby.

Com atuação nacional e internacional, a Frateschi possui representantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará e Pernambuco, além do Distrito Federal. No exterior, seus representantes estão na Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, África do Sul e Taiwan.
Mais informações podem ser obtidas no site www.frateschi.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp