07/02/2024 às 17h05min - Atualizada em 07/02/2024 às 17h05min

Prefeitura entrega nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Keralux em área quase quatro vezes maior que a anterior

A unidade mudou de um espaço de 300m² para um prédio de dois andares e mais de 1.100m², com aumento de atendimentos e de profissionais de várias especialidades

O prefeito Ricardo Nunes entregou, na manhã desta quinta-feira (1º), as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Keralux, na Zona Leste da cidade, em um local quase quatro vezes maior do que a unidade anterior. Com investimento de R$ 8,9 milhões, o novo prédio, localizado na rua Batuíra do Campo, s/nº, tem 1.100m² e substitui a antiga UBS do bairro, que tinha aproximadamente 300m². A ação faz parte das intervenções do Programa Prefeitura Presente na região da Penha.
“Essa inauguração é muito importante. A gente tinha uma UBS aqui próxima que era uma casinha bem pequena, que não tinha a mínima infraestrutura e agora a gente entrega esse prédio”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
A nova estrutura permitiu a ampliação dos recursos humanos (RH) que inclui técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal, técnico de farmácia, farmacêutico e dentista. Com isso, será possível ofertar, mensalmente, cerca de 1.250 consultas com médico da família, mais de 500 consultas mensais com equipe de enfermagem, 260 atendimentos com equipe multiprofissional e mais de 400 atendimentos e 700 procedimentos de odontologia.
“O Jardim Keralux é um bairro que está crescendo, que precisa desse olhar da saúde e foi o que nós fizemos aqui. Vocês [a população] durante muitos anos fizeram pedidos para essa unidade. Várias pessoas vieram aqui fazendo narrativas e discursos prometendo essa unidade para o Jardim Keralux, mas foi o prefeito Ricardo Nunes que veio aqui, fez e entregou”, apontou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Cada equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) vai contar com um agente comunitário de saúde (ACS) a mais e as visitas domiciliares chegarão a mais de 600 por mês. Há ainda 20 grupos de atividades a serem desenvolvidas pela equipe multiprofissional da UBS.
Além das consultas e dos exames, a unidade oferece ainda os programas de automonitoramento glicêmico (Pamg), tuberculose, insumos para pessoa com deficiência (IPD), Saúde na Escola (PSE), oxigênio domiciliar, Mãe Paulistana, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e equipe multiprofissional da atenção básica (Emab), que tem o objetivo de ampliar a oferta de saúde na rede de serviços.
A estrutura física conta com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, salas de acolhimento, emergência, medicação, inalação, farmácia, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, curativos, banheiros adaptados, elevador entre outros espaços. A arquitetura foi projetada para ser sustentável, com coleta e reuso de água da chuva e painéis solares para geração de energia elétrica.
Morador da região, Aurides Gadelha, 37 anos, conta que a nova unidade é muito mais espaçosa. “A outra era muito pequena. Aqui a população terá mais conforto”, disse.
O investimento das novas instalações da UBS Jardim Keralux é proveniente da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem possibilitado a ampliação e o aprimoramento da rede municipal de saúde, por meio do Programa Avança Saúde SP.
A gestão tem ampliado o número de equipamentos na Atenção Básica. Até 2017, a cidade contava com apenas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e agora são 24. O munícipio tinha 451 UBSs e hoje são 471 UBSs distribuídas nas seis regiões de São Paulo. Outras 36 novas unidades ainda serão entregues pela pasta.
A unidade, gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Serviço Social de Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), terá custeio mensal de R$ 490.295,23 e está integrada à rede de 23 serviços de saúde da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Ermelino Matarazzo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp