07/02/2024 às 15h31min - Atualizada em 07/02/2024 às 15h31min

Prefeito inaugura creche no primeiro dia do ano letivo para mais de 1 milhão de estudantes

Créditos para a compra de materiais e uniformes escolares estão disponíveis há dois meses; famílias podem fazer as aquisições nas lojas credenciadas da capital

O ano letivo para os estudantes da Rede Municipal de São Paulo começou nesta segunda-feira (5). As mais de 4 mil escolas receberam estudantes de todas as partes da capital. Para marcar a retomada das aulas, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta segunda-feira (5) o CEI José Dias Sobrinho, no Jardim Fontalis, na Zona Norte. 
“Iniciar hoje, aqui, o ano letivo de 2024, com uma inauguração, nesta região, é muito simbólico. Além desse equipamento que a gente está colocando aqui, temos mais 4 ou 5 equipamentos de educação que estão em construção só aqui nessa região”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
Construída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), a unidade é a 19º entregue na capital, das 45 previstas até o final deste ano. Também é a quarta unidade inaugurada na região. A nova creche teve investimento de R$ 5,9 milhões, e vai atender cerca de 170 crianças de 0 a 3 anos. 
O prefeito lembrou também que este é o quarto ano consecutivo que não há fila para vaga em creche na cidade de São Paulo. “É um dia fundamental para nós, retorno das aulas e a gente sabe da nossa responsabilidade...Pelo quarto ano consecutivo tem vaga de creche para todas as crianças. Entre 2013 e 2016, eram 120 mil crianças querendo uma vaga em uma creche da cidade mais rica do Brasil e não tinha. Não é só dizer que a gente tem vaga de creche para todas as crianças hoje, é importante ressaltar a qualidade do serviço que a gente está prestando”, afirmou Nunes.
Para recebê-las com conforto e segurança, a creche possuí salas de aulas, berçários, salas para banho e troca, cozinha, refeitório, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), solário e brinquedoteca. Com o objetivo de atender todos os estudantes, de forma inclusiva e acessível, o CEI atende as normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis.  
Além disso, a unidade educacional também está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reuso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros. 
O secretário Fernando Padula comemorou a chegada de mais um equipamento à rede, frisando que a fila de espera para a creche segue zerada. “Desde o ano passado foram inauguradas outras 18 unidades de Educação Infantil, são vagas para garantir o atendimento imediato às crianças e famílias que precisam. Investimento que permite que a gente permaneça sem fila de espera. É com alegria que entregamos mais esta unidade neste dia especial que marca o início de mais um ano letivo e de novas oportunidades de aprendizagem e construção de conhecimento.”  
Irmão de José Dias Sobrinho, que dá o nome à creche, o senador Alvaro Dias se emocionou durante a entrega da unidade. “Eu recebi com muita emoção a informação de que essa creche levaria o nome do meu irmão, uma homenagem a um educador, um escritor, um professo. O José Dias, meu irmão, dedicou toda sua vida à causa educacional. Eu quero lembrar aqui quando eu recebi o diploma de professor da faculdade de londrina e eu fui o orador da turma, eu pedi para o meu irmão que me sugerisse algo para o meu discurso de formatura e ele disse uma frase que jamais me esqueci: professor é o artífice da pátria”, disse. 
Tia de uma criança que começou a frequentar a creche nesta segunda, Maria de Oliveira Paes elogiou a instalação do equipamento, muito esperado pelas famílias da região. “A gente precisava muito desse CEI, porque tem uma demanda muito grande de crianças. Achei tudo muito lindo, muito bem-feito, de qualidade”, disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp