06/02/2024 às 18h12min - Atualizada em 07/02/2024 às 00h09min

Carnaval 2024: especialista alerta para doenças bucais transmitidas pelo beijo

Mononucleose, herpes, candidíase oral e gengivite são algumas dos problemas mais comuns O feriado mais esperado pelos brasileiros está chegando, e

Prezz Comunicação
Divulgação/Canva

O feriado mais esperado pelos brasileiros está chegando, e é muito importante ter em mente que alguns cuidados são essenciais para preservar não apenas a diversão, mas também a saúde bucal. Durante as festividades, as aglomerações e a proximidade entre as pessoas aumentam, o que pode favorecer a transmissão de doenças bucais. Vale ressaltar que o beijo também se destaca como um dos principais meios de propagação de bactérias.

Segundo a Dra. Giovanna Zanini, dentista da ZR Clinic Odonto, as doenças que podem ser transmitidas pelo beijo e merecem atenção durante o carnaval são:

- Mononucleose infecciosa (doença do beijo): Causada pelo vírus Epstein-Barr, os sintomas são similares a uma gripe forte e incluem febre, dor de garganta, fadiga e aumento dos gânglios linfáticos;

- Herpes labial: É altamente contagioso, e causa o aparecimento de bolhas dolorosas nos lábios ou ao redor da boca;

- Candidíase oral: Causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida, os sintomas incluem manchas brancas na boca, dor e desconforto.  

- Gengivite: Uma inflamação das gengivas, a gengivite pode ser agravada durante as festividades carnavalescas devido à maior exposição a bebidas e alimentos. O contato próximo, como o beijo, também pode contribuir para a transmissão. Sintomas comuns incluem gengivas vermelhas, inchadas e propensão a sangramentos.
 

A alegria do carnaval não precisa ser comprometida.  Segundo Giovanna Zanini,  há maneiras de aproveitar a folia com cautela. “Evitar beijar desconhecidos e lembrar de praticar hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos regularmente e não compartilhar utensílios ou copos, ajudam reduzir o risco de contrair ou transmitir essas doenças contagiosas durante o carnaval”, alerta a dentista da ZR Clinic Odonto.

A ingestão de bebidas alcoólicas, comum durante as festividades, também pode impactar a saúde bucal. “O consumo de álcool durante o carnaval pode levar à desidratação e redução da produção de saliva, aumentando o risco de cáries e infecções bucais. Bebidas alcoólicas açucaradas intensificam o perigo de cáries devido ao alto teor de açúcar, enquanto o ácido das bebidas cítricas pode corroer o esmalte dental, tornando os dentes mais propensos a cáries e sensibilidade”, explica Giovanna. Para minimizar esses efeitos, o enxágue com água após a ingestão de bebidas alcoólicas é recomendado.

A manutenção da rotina de higiene bucal é necessária mesmo nos dias agitados do carnaval. A escovação regular, o uso de fio dental, a moderação no consumo de bebidas alcoólicas e a visita ao dentista após as festividades são recomendações importantes para preservar a saúde da boca. "É possível aproveitar as festividades sem abrir mão da saúde dos dentes e gengivas. Basta manter hábitos simples, mas essenciais, durante o carnaval", conclui a dentista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp