06/02/2024 às 18h18min - Atualizada em 07/02/2024 às 00h08min

Tecnologia é a principal aliada às tendências do mercado de trabalho em 2024

Parceria entre EBAC e trampos.co traz insights sobre educação e empregabilidade no Brasil

Mariana
https://ebaconline.com.br/
EBAC

Seja para alavancar a carreira ou dar um novo rumo à jornada profissional, um bom ponto de partida para quem está buscando essa virada é a educação. Conforme pesquisa* realizada pela EBAC, Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, a busca por crescimento profissional por meio de formações online está em ascensão, e cerca de 58% das pessoas expressam o desejo de realizar um curso remoto, sugerindo uma preferência por métodos de aprendizagem flexíveis e acessíveis.

Outra pesquisa feita pela plataforma de recrutamento Trampos.co, com base em mais de 7.000 job descriptions, destaca as qualificações mais relevantes para o currículo de algumas áreas para o ano de 2024. Para Vendas e Marketing, por exemplo, CRM, Google Ads, SEO, Inbound Marketing e conhecimento nas metodologias Spin Selling e BANT são as certificações mais exigidas para atuar no mercado. Já em tecnologia, as habilidades técnicas mais demandadas são Python, React, Business Intelligence, Dados e SQL.  

Em 2023, os cursos e especializações mais procurados na plataforma de ensino da EBAC seguiram a tendência para esse ano, destacando o curso TI do Zero ao Pro que está entre os campeões de vendas. A crescente candidatura para treinar habilidades altamente demandadas nas diversas indústrias, indica a conscientização por parte dos profissionais sobre as tendências do mercado de trabalho.

O levantamento vai ainda de acordo com o mesmo estudo realizado pela EBAC, no qual indica que 71% dos profissionais buscam aprendizagem constante para evoluir no mundo corporativo. “Neste cenário competitivo, a adaptação contínua e o desenvolvimento de habilidades relevantes são indiscutíveis para os profissionais que buscam se manter atualizados sobre as novas exigências do mercado de trabalho.”, comenta Bárbara Miranda, Head de Educação e Qualidade da EBAC.

Quando o assunto é a colocação profissional, Tiago Yonamine, CEO do Trampos.co, ressalta a importância da abordagem especializada do candidato, sendo fundamental para impulsionar o sucesso profissional em meio às dinâmicas do mercado atual. Para o executivo, é importante destacar as habilidades e competências mais relevantes no currículo, fornecendo exemplos concretos de como elas foram aplicadas no trabalho ou em outras situações. Estas informações podem estar na seção de experiência profissional ou na formação acadêmica, caso o profissional ainda não tenha experiência na função. Saber apresentar as habilidades, eleva as chances de um recrutador selecionar o candidato para as próximas fases de seleção.

“Mais do que acumular certificações e cursos no currículo, é essencial que o profissional saiba quais são as habilidades esperadas do mercado para investir tempo e esforço em uma educação assertiva que fará a diferença no momento da candidatura.”, complementa o executivo.

Apesar do longo caminho que o Brasil precisa percorrer para prosperar em termos de educação e empregabilidade, a transformação digital se mostra como um grande facilitador para impulsionar essas frentes no país. A educação à distância  e a candidatura online em processos seletivos facilitam questões como deslocamento e permitem ampliar a troca entre pessoas e instituições de diferentes regiões do país. 

“Os recursos digitais disponíveis para profissionais e candidatos atualmente estão, de certo modo, democratizando o processo de ponta a ponta na jornada de colocação profissional.  Isso engloba desde o acesso à educação de qualidade até a identificação de oportunidades de emprego que se alinhem aos objetivos do profissional. Esses novos formatos estão aprimorando a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro e abrindo portas para novas conexões e oportunidades.” destaca a executiva.

 

Metodologia

A pesquisa foi feita em todo o Brasil e contou com uma amostra efetiva de 1139 participantes, representando diversidade de gêneros, faixas etárias entre 18 e 49 anos e abrangendo diferentes classes socioeconômicas.

Sobre a EBAC

A EBAC é uma instituição de ensino inovadora, que oferece mais de 150 cursos online, com foco em educação continuada e desenvolvimento de competências profissionais nas áreas de Design, Software, Programação & Data, Marketing, Audiovisual, Moda, Games e Negócios, além de uma série de iniciativas que preparam o aluno para a inserção no mercado de trabalho.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp