06/02/2024 às 15h14min - Atualizada em 07/02/2024 às 00h02min

Ancestralidade, música, cinema e literatura movimentam agenda da Fundação do Livro e Leitura em fevereiro

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
 A agenda cultural de fevereiro começa com poesia e música na Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. No dia 7 (quarta-feira), às 20h, o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento é a primeira atividade proposta, com declamações e canções. Gratuito e aberto à população, o evento acontece na sede da Fundação, que funciona na rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América..

Atividade tradicional da agenda fixa da entidade, o sarau é coordenado pelo médico e escritor Nelson Jacintho e reúne profissionais da Medicina que também são amantes de literatura. 

Outra atração sempre concorrida é o Cine Fórum, organizado e mediado por André de Castro e Marcos de Castro - os gêmeos do cinema. A proposta é ver e debater filmes clássicos em várias esferas (roteiro, direção, atuações do elenco, temática, etc). Para fevereiro, o cartaz é “If this walls could talk” (“Se essas paredes pudessem falar”), produção norte-americana para televisão, de 1996. A sessão é gratuita e será dia 24 (sábado), às 18h, também na sede da Fundação do Livro e Leitura.

O filme é uma drama que relata a dificuldade de três mulheres para fazerem aborto, em três momentos históricos diferentes: 1952, 1974 e 1996. A atriz Demi Moore vive a enfermeira Claire Donnelly que, na década de 1950, fica viúva, engravida do cunhado e busca por aborto para não prejudicar a família do marido, numa época em que a prática era estritamente ilegal nos Estados Unidos.

Na história ambientada em 1974, Barbara Barrows, uma mãe batalhadora e idosa - interpretada por Sissy Spacek -, tem quatro filhos e descobre que está novamente grávida, justamente quando havia decidido retomar a faculdade. A opção do aborto entra em cena e ganha apoio da filha adolescente de Barbara. O terceiro recorte traz a situação de uma estudante universitária, vivida por Anne Heche, que engravida de um professor casado que não segura a onda, e se vê no centro de uma manifestação antiaborto justamente no dia agendado para seu procedimento. A produção tem ainda a presença marcante da atriz e cantora Cher, tanto em um dos papéis centrais, como nos bastidores, assinando a direção da história de 1996.

Ainda no dia 24, o Clube do Livro discute “A morte de Ivan Ilitch”, obra do escritor russo Liev Tolstói. O encontro será às 16h, somente no formato on-line, pela plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/84363947380 - ID 843 6394 7380). A biblioteconomista Gabriela Pedrão, coordenadora da atividade, ressalta que a escolha por Tolstói atende a uma demanda do Clube e o título selecionado, apesar de tratar de temática incômoda, guarda excelente expectativa para o debate.

“Tolstói é um autor muito querido pelo Clube e atendendo aos pedidos, trouxemos novamente sua obra para o centro da conversa. O livro é curto, porém denso, extremamente filosófico e reflexivo, tendo a morte como centro da narrativa. Questões como a forma que levamos a vida, o que fazemos com nosso tempo aqui, com nossa presença nesse mundo, conduzem o texto. Certamente, será um encontro diferente e interessante”, comenta Gabriela.

O Sarau do Odilon é a quarta e última atividade programada pela Fundação do Livro para fevereiro. Esse mês, o tema em debate será “Ancestralidade na contemporaneidade”, com participação de Carlos de Assumpção e Fabrício Bispo, no dia 24 (sábado), às 19h, no Centro Cultural Quintino Facci II (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II). Acesso gratuito também. Professor, advogado e poeta, Assumpção é considerado um dos decanos da literatura afro-brasileira. Bispo é arte-educador na empresa Xapa na Ideia, coletivo que atua colaborando com o cultivo da consciência individual e coletiva dos valores humanos e promoção da vida.

Com rodas de poema e de conversa, apresentações artísticas, exposição de obras de arte e música, este Sarau busca exaltar a cultura africana, além de homenagear o dentista e professor Odilon Ramos de Oliveira, homem negro que viveu em Ribeirão Preto após o fim da escravidão e deixou um legado de resistência ao povo preto da cidade e do Brasil.

SERVIÇO: Agenda de fevereiro/2024 da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Sarau
Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento
Data e horário: 07/02 (quarta) | 20h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Clube do Livro
Debate sobre a obra “A morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói
Data e horário: 24/02 (sábado) | 16h
Encontro on-line: plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/84363947380 - ID 843 6394 7380)
Aberto e gratuito

Cine Fórum
Exibição do filme “Se essas paredes pudessem falar” (1996)
Data e horário: 24/02 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Sarau Odilon
Com Carlos Assumpção e Fabrício Bispo
Data e horário: 24/02 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II  (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp