06/02/2024 às 17h06min - Atualizada em 07/02/2024 às 00h01min

Carnaval saudável: dicas para foliões evitarem lesões musculares

Movimentos intensos e excessivos contribuem para o surgimento desse problema

Matheus Alves
Freepik
Com a chegada do Carnaval, uma das festas mais aguardadas do Brasil, milhares de foliões se preparam para ocupar as ruas das cidades em uma celebração cheia de energia e diversão. No entanto, especialistas alertam para a importância dos cuidados com a saúde, especialmente para evitar lesões musculares decorrentes dos esforços físicos.
O aumento do ritmo de atividades, como caminhar, dançar e pular por longos períodos, pode sobrecarregar os músculos e resultar em dores e lesões indesejadas. O fisioterapeuta e responsável técnico da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNINASSAU João Pessoa, Josiel Gonçalves, fala sobre como reduzir os danos físicos durante a comemoração do Carnaval.
“O ideal é que o folião se aqueça e alongue antes de cada festa. É preciso também ter cuidado com o local, conferindo se há desníveis nas ruas, por exemplo. Desta forma, é possível evitar complicações e continuar as comemorações de Carnaval. Em casos de lesões, é importante procurar um fisioterapeuta”, afirma Josiel Gonçalves.
Além do aquecimento, os foliões devem evitar o consumo exagerado de álcool e beber água regularmente, mesmo quando não estiverem com sede. Isso é fundamental para prevenir cãibras e desidratação.
O cuidado com o calçado também não pode ser negligenciado. Escolher sapatos confortáveis e adequados ajuda a prevenir dores nos pés e lesões musculares. Além disso, antes e depois das festividades, é importante reservar um tempo para realizar alongamentos suaves, ajudando a relaxar os músculos e reduzir as tensões acumuladas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp