05/02/2024 às 15h07min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h09min

No carnaval, aumentam os riscos de dermatites de contato 

SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO / Freepik
A partir desta sexta-feira (9), começa o carnaval e as tintas, glitters, purpurinas, pedrarias, maquiagens e lantejoulas garantem o sucesso das fantasias. Entretanto, apesar de enaltecer a beleza dos foliões, é preciso redobrar a atenção e os cuidados, já que esses itens oferecem riscos à pele e podem causar as dermatites de contato, eczemas e inflamações.

O dermatologista Antonio Lui, do hospital Santa Casa de Mauá, explica que a dermatite de contato é uma reação inflamatória causada por certas substâncias, que acarretam alergias ou irritações. A dermatite pode ser de dois tipos: irritativa - normalmente é imediata e surge assim que o produto entra em contato com a pele ou alérgica, que ocorre após várias exposições a uma substância e está relacionada à defesa do organismo e pode demorar anos para aparecer após o contato inicial. 

Ambas provocam coceira, vermelhidão, descamação, manchas e alteração na pele. Em casos mais graves, até queimaduras de 2º grau. Os foliões alérgicos, com dermatite, rosácea ou pele sensível, devem evitar o uso das maquiagens e adereços. Entre os itens que mais causam alergias e dermatites de contato no carnaval estão a fantasia, o spray colorido para cabelos, a espuma, as pinturas, as maquiagens, os adereços de metais e as bijuterias.

Para evitar os problemas na pele, a recomendação é utilizar produtos de boa qualidade, com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e redobrar a atenção com os pincéis de aplicação, os quais devem estar limpos e não compartilhados. 

Uma boa dica é testar os produtos antes do uso, inclusive os que levam cola. Se não houver reação o uso está liberado, mas caso haja qualquer irritação lave a área com água e evite a exposição solar. Se os sintomas permanecerem procure um dermatologista. Também é importante evitar o glitter na região dos olhos e nenhum produto deve ser aplicado em áreas irritadas ou com feridas para não agravar o quadro. 

Antes da aplicação dos itens carnavalescos na pele do rosto é necessário fazer a rotina diária de limpeza e skincare, e somente após a aplicação do protetor solar é que a maquiagem poderá ser utilizada. Após a folia, é fundamental remover a maquiagem e resíduos, com a limpeza correta da pele e aplicação de hidratante.

“Uma prática muito comum no carnaval é a aplicação de tinta guache sobre a pele, porém o seu uso deve ser evitado, especialmente nas crianças. Embora ela seja hipoalergênica foi desenvolvida para ser utilizada no papel e pode causar irritações, alergias e queimaduras”, explica o dermatologista Antonio Lui. 

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ .
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp