05/02/2024 às 15h59min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h09min

       Último dia de inscrições para curso gratuito e online de Python

Vagas são destinadas para mulheres de todo o Brasil com pouco ou nenhum conhecimento em programação

Fernanda Dias Ferraz
Divulgação

São Paulo, Fevereiro de 2024 - A , iniciativa de impacto social que se dedica a ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando em seus processos seletivos negras e/ou trans e travestis, encerra hoje as inscrições para o curso gratuito de Python – Fundamentos e Análise de Dados. A oportunidade é destinada para mulheres de todo o Brasil, com idade acima de 18 anos e que possuam pouco ou nenhum conhecimento em programação. As interessadas podem se candidatar gratuitamente , por meio do link.

O curso será ministrado de maneira online e as inscrições podem ser feitas por todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino – portanto, mulheres cisgênero, trans e/ou travestis, que possuam total disponibilidade para frequentar as aulas. As candidatas serão avaliadas ao longo do processo seletivo pelos seguintes critérios de avaliação: motivação, qualidade da candidatura, coerência das informações, empatia, inclusão, pensamento crítico, compartilhamento, além de familiaridade com o tema de diversidade e potencial de impacto do curso na vida da candidata. 

O ensino médio completo é desejável, mas não obrigatório para mulheres trans e/ou travestis. No total, são 40 vagas e as selecionadas serão anunciadas no dia 08 de de março de 2024. O curso terá início em 23 de março, com uma duração de 18 semanas e as aulas serão ministradas aos sábados, das 13h às 17h. Além disso, as  revisões ocorrerão às segundas-feiras, enquanto nas terças-feiras à noite acontecerão as orientações educativas, abordando soft skills como questões socioemocionais, desenvolvimento pessoal, de carreira, estudos e planejamento. Por fim, as aulas de encerramento semanais serão realizadas às sextas-feiras à noite. Adicionalmente, serão oferecidas atividades complementares e plantões de dúvidas, disponíveis para auxiliar no desenvolvimento das alunas. 

De acordo com Fernanda Faria, Cofundadora e Diretora de Operações da , o principal objetivo é capacitar profissionais mulheres com os fundamentos de Python. "As alunas terão a oportunidade de mergulhar neste universo e, durante o curso, poderão praticar desde a extração até o processo de limpeza, tratamento e análise de dados. Além disso, aprenderão a gerar visualizações utilizando ferramentas avançadas e serão introduzidas ao kanban, um método ágil que permite a gestão eficiente de tarefas e guia cada atividade através de um fluxo de trabalho visualmente estruturado”, explica.
 

Uma jornada de transformação
Para Marília Bertulino, mulher preta, periférica e ex-aluna da , a experiência durante a participação na primeira turma do curso de Python foi incrivelmente significativa, proporcionando um ambiente acolhedor e leve. “A atmosfera feminina me trouxe a sensação de conforto e liberdade para ser quem sou. O ensino foi uma peça-chave, pois me ajudou a compreender minha capacidade de programar, analisar e manipular dados, abrindo portas no mercado de tecnologia. Hoje me sinto muito mais preparada, confiante e extremamente orgulhosa. Estou convicta de que minha carreira deve avançar significativamente e vou concorrer em processos seletivos que me permitirão alcançar independência financeira e uma melhor qualidade de vida”, conta.

“Um estudo realizado pela LANDTech mostrou que as mulheres ocupam o primeiro lugar entre os públicos considerados prioritários pelos gestores para contratação no setor de TI. Neste sentido, a formação em tecnologia proporciona autonomia na carreira e facilita a transição para a área. Nós queremos capacitá-las e empoderá-las para que ocupem cada vez mais esses espaços”, finaliza Faria, Cofundadora da .

Serviço:
Curso Python – Fundamentos e Análise de Dados
Período de inscrição: Até dia 05 de fevereiro
Pré-requisitos: Todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, portanto mulheres cisgênero, trans e/ou travestis, acima de 18 anos, que possuam pouco ou nenhum conhecimento em programação.
Formato: 100% online
Investimento: Gratuito
Quantidade de vagas: 40
Inscrições: https://reprograma.com.br/curso-python/   

Sobre a 
Fundada em 2016, pela peruana Mariel Reyes Milk e as sócias Carla de Bona e Fernanda Faria, a iniciativa de impacto social foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, priorizando negras e/ou trans e travestis, e tem o objetivo diminuir a lacuna de gênero na área de T.I. Até o momento, mais de 2 mil mulheres se formaram, sendo 71,7% se autodeclaram pretas ou pardas e 10% trans e/ou travestis. A iniciativa mantém parcerias estratégicas com grandes empresas, como Mercado Livre, iFood e B3 Social.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp