05/02/2024 às 13h29min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h08min

Ano novo, hábitos digitais novos: 5 dicas para navegar com segurança em 2024

*Por Maria Eduarda Melo, Country Manager da NordVPN

NB Press
NordVPN

O início de um novo ano evidencia promessas de renovação e a oportunidade de estabelecer diferentes hábitos. Enquanto muitos se comprometem a ir à academia ou adotar uma alimentação mais saudável, é igualmente importante considerar a maneira como nos relacionamos com o mundo digital. Afinal, em uma era em que a internet é parte integrante da vida cotidiana, cuidar da segurança cibernética deveria ser prioridade. 

 

Segundo pesquisa da NordVPN, os brasileiros passam o equivalente a mais de 41 anos de suas vidas on-line. Nesse mesmo mundo digital, hackers e golpistas seguem aperfeiçoando ferramentas para roubarem dados e imagens; invadirem páginas de redes sociais e contas bancárias; entre outras armadilhas. Por isso, é preciso estar um passo à frente deles, atentando-se a recursos que mantenham informações pessoais seguras.  

 

Veja, então, cinco dicas essenciais para colocar em prática hábitos que privilegiam a segurança digital em 2024. 

 

Mantenha atualizações em dia 

 

As atualizações de softwares, aplicativos e navegadores não existem apenas para melhorar a performance, mas também para corrigir vulnerabilidades que podem facilitar a vida de especialistas em roubar dados na internet. Ao atualizar uma ferramenta regularmente, o usuário garante que os patches de segurança sejam aplicados prontamente, reduzindo o risco de exploração por cibercriminosos. 

 

Utilize senhas fortes e únicas 

 

Por mais que seja um tema sempre em alta, nunca é demais reforçar: usar uma palavra-chave forte se trata de uma ação primordial de segurança. Muitas pessoas usam sequências numéricas comuns, como 1234; datas de aniversário ou nomes de time. Esses são exemplos fracos e fáceis de serem quebrados por hackers. Para criar uma senha robusta, o ideal é fazer a junção de números, letras e caracteres especiais. Além disso, é importante variar, não é recomendado que a pessoa utilize a mesma senha para diferentes contas e serviços digitais. 

Invista em VPN 

Uma Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual protege a navegação na internet, fazendo uma criptografia do tráfego e roteando a conexão por meio de um servidor remoto. Dessa forma, dados como IP, localização geográfica, histórico de buscas e downloads são ocultados, protegendo as informações pessoais. É especialmente importante contar com uma VPN ao se conectar com redes wi-fi públicas. 

Use autenticação multifatorial (MFA) 

Se suas contas on-line tiverem recursos de MFA, ative-os em 2024. Assim, os hackers precisarão contornar vários métodos de autenticação para acessarem seus dados. Ainda assim um golpista pode conseguir hackear sua senha ou roubar seu dispositivo, mas precisará fornecer prova adicional de identidade, como um PIN único enviado para seu e-mail ou um elemento biométrico. 

Certifique-se de que está visitando uma loja on-line legítima 

Antes de inserir qualquer informação pessoal para concluir uma compra, verifique se está no e-commerce certo. Existem muitas oportunidades para cibercriminosos redirecionarem o usuário para o site errado ou, em outras palavras, falsificar o URL. 

* *Maria Eduarda Melo é Country Manager da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN).    

Sobre a NordVPN 

A NordVPN é o provedor de serviços VPN mais avançado do planeta, usado por milhões de usuários de internet em todo o mundo. NordVPN fornece criptografia VPN dupla e Onion Over VPN, garantindo privacidade com rastreamento zero. Um dos principais recursos do produto é a proteção contra ameaças, que bloqueia sites maliciosos, malware, rastreadores e anúncios. O NordVPN é muito fácil de usar, oferece um dos melhores preços do mercado e possui mais de 5 mil servidores em 60 países em todo o mundo. Para mais informações: nordvpn.com.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp