06/02/2024 às 09h45min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h08min

Pós-NRF: Sensormatic Solutions aponta quatro caminhos para o varejo expandir sua experiência omnichannel

Soluções digitais ajudam o setor a equilibrar, otimizar e gerenciar com precisão o estoque, desde a origem até a loja

Genilson Oliveira
Crédito: AdobeStock

Na última edição da NRF Big Show, a Sensormatic Solutions, portfólio global de soluções de varejo da Johnson Controls, apresentou aos líderes do setor sua ampla gama de soluções de monitoramento, rastreamento e análise de estoque, que fornece aos varejistas a visibilidade necessária para oferecer experiências omnichannel completas.

Na avaliação da country manager da Sensormatic no Brasil, Maya Sumiya, os dados coletados, desde a origem do produto até a loja, são cruciais para a excelência operacional do mercado atual. "RFID avançado, etiquetagem na origem, sistemas em centros de distribuição e em lojas garantem aos varejistas visibilidade das operações em todos os níveis da cadeia de abastecimento, permitindo uma avaliação 360 graus das forças, fraquezas e oportunidades de melhoria de seus negócios", afirma a executiva. 

Com o objetivo de incentivar o varejo na condução de operações mais precisas e eficazes, a empresa listou quatro caminhos para o aprimoramento do setor e as tecnologias que podem auxiliá-lo nesta jornada.

1) Visibilidade do inventário: muitos varejistas já utilizam etiquetas de identificação por radiofrequência e soluções para monitorar a mercadoria no piso de vendas. Expandir esse programa para os centros de fabricação e distribuição, etiquetando a mercadoria na origem, ajuda a reunir dados sobre o trajeto da mercadoria para simplificar as operações e levantar informações sobre a demanda de mão de obra na loja, a fim de melhorar as táticas de atendimento omnichannel.

2) Experiência do cliente: a crescente importância das opções de atendimento omnichannel torna a visão além da loja tão importante quanto os dados de dentro de suas instalações. Com a crescente popularidade das modalidades de venda "clique e retire" (como BOPIS e BOPAC), assim como o surgimento de corredores infinitos e o desejo dos consumidores por rastreamento de pedidos minuto a minuto, manter o controle da mercadoria durante o trajeto é de extrema importância para os varejistas.

3) Merchandising: a visão da origem até a loja mostra o que é vendido e o que fica nas prateleiras, bem como os detalhes do trajeto até o ponto de venda. Essas métricas auxiliam os varejistas no ajuste do merchandising às necessidades individuais das freguesias para garantir que os produtos certos cheguem às lojas certas. Além disso, ajudam a evitar a falta ou excesso de estoque e o desperdício, mostrando não apenas o que vende, mas também quando e o que é vendido junto, sugerindo modelos mais precisos de demanda para o planejamento do merchandising.

4) Prevenção de perdas: as etiquetas RFID, que ajudam a rastrear a mercadoria desde o fabricante até a venda, também podem auxiliar na recuperação de itens perdidos e limitar devoluções fraudulentas, atuando como prova de que os produtos recuperados de criminosos originaram-se de um determinado varejista. Além disso, etiquetar na origem ajuda a garantir que artigos em risco sejam protegidos desde o primeiro dia e se integrem a câmeras habilitadas para IA, a fim de proteger as mercadorias e dissuadir os ladrões.

"Tecnologias de ponta e soluções que visam a transformação do setor devem ser flexíveis e projetadas para interoperabilidade e fácil implementação, de modo a acelerar a integração dessas inovações aos ecossistemas dos varejistas", conclui Maya.

Para saber mais sobre como a visibilidade ponta a ponta da cadeia de suprimentos, desde a  origem até a loja, pode ajudar a agilizar as operações de varejo, acesse o informativo Proporcionando varejo omnicanal onde os consumidores estão comprando.
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