11/05/2012 às 00h23min - Atualizada em 11/05/2012 às 00h23min

Washington Olivetto no Congresso do Livro Digital: “O fundamental é o conteúdo”

Respondendo pergunta do público, que lotou os 500 lugares do Teatro Raul Cortez, na Fecomércio, em São Paulo

Ricardo Viveiros & Associados

O publicitário Washington Olivetto, da W MacAnn, empalestra que proferiu nesta sexta-feira (11]05), no Congresso Internacional CBL do Livro Digital,salientou que o sucesso do e-book, assimcomo das edições impressas, dependerá da qualidade dos conteúdos. “O fundamental sempre foi e continuará sendo a boa idéia”.

Com a internet, todas as pessoas transformaram-se em comunicadores, mas a qualidade da informação livre nas redes sociais é comprometedora, ponderou Olivetto, afirmando que a diferença tem de ser feita pelos profissionais dacomunicação e todos aqueles que produzem e fornecem conteúdos. É o caso daseditoras.

Referendando sua tese de que “conteúdo e boas ideias são o segredo do êxito de toda comunicação”, o publicitário projetou comerciais de sua agência feitos para distintos clientes e mídias. Sugeriu,ainda, que as editoras comecem a pensar em produzir livros específicos para o formato do e-book, explorando o potencial de imagem e som.

Olivetto afirmou, porém, que a moderna e ótima tecnologia não pode disfarçar o mau conteúdo. Há anúncios muito bem feitos sob o ponto de vista formal, mas que nada dizem em termos de mensagem e consistência. “A simplicidade das idéias, a valorização do ser humano e o conhecimento são elementos fundamentais para a excelência dos conteúdos” , enfatizou, lembrando que deve tudo em sua carreira aos livros, que lê desde muito cedo “e muitos ao mesmo tempo”.

Respondendo pergunta do público, que lotou os 500 lugares do Teatro Raul Cortez, na Fecomércio, em São Paulo, onde se realiza o congresso da Câmara Brasileira do Livro, Olivetto defendeu mais verbas públicas para o ensino. “Quanto maiores estas forem, melhor as pessoas utilizarão as redes sociais e a internet. A educação é tudo para umpaís”, conclui.

 

O Congresso

Idealizado e realizado pela Câmara Brasileira do Livro desde 2010, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a própria entidade constituem o principal fórum brasileiro para a discussão e debate das tendências desse novo mercado. A 3ª edição realiza-se hoje (10/05) e amanhã(11/05). Seu tema central é “A nova cadeia produtiva de conteúdo – do autor ao leitor”. O evento conta com a participação de grandes nomes do Brasil e do exterior.

A exemplo dos anos anteriores, serão dois dias de análises e discussões sobre os temas mais relevantes relativos ao livro digital, a perspectiva do mercado, os modelos de negócios, aspectos tecnológicos, direitos autorais e o comportamento do leitor. Todo esse conteúdo é debatido por acadêmicos, profissionais e executivos que são referência dosetor. “Na edição deste ano, queremos passar por toda a cadeia produtiva do livro digital, a fim de oferecer soluções e buscar alternativas para um mercado cada vez mais dinâmico e exigente”, afirma Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

 

SERVIÇO

3º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

Data: dias 10 e 11 de maio de 2012

Horário: 10.05 - das 8h às 18h45 e, no dia 11.05, das 8h às 19h

Local: Centro Fecomercio de Eventos

End.: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo – SP.

Inscrições: www.congressodolivrodigital.com.br/site/inscricoes

Twitter: www.twitter.com/CLivroDigital

Facebook: facebook.com/congressocbldolivrodigital

Mais informações: www.congressodolivrodigital.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »