05/02/2024 às 17h20min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h08min

Sustentabilidade está no dia a dia das escolas de Jundiaí

Aulas em contato com a natureza, projetos de preservação ambiental e hortas são algumas das iniciativas do município

Emilly Santos
Divulgação PMJ
Divulgação PMJ
As crianças de Jundiaí praticam diariamente conceitos sustentáveis com aulas em contato com a natureza e cultivo de hortas. O município tem um Comitê das Crianças, que envia sugestões de projetos de preservação do meio ambiente para a prefeitura. O trabalho desenvolvido nas escolas, inclusive, já conta com iniciativas premiadas. Tudo isso tem fortalecido o olhar dos pequenos para os cuidados com o futuro da cidade. 
 
As iniciativas se multiplicam entre a rede pública de ensino do município. O pontapé inicial para um olhar sustentável começou em 2017, com o programa Escola Inovadora e, na sequência, o programa Cidade das Crianças com o propósito de criar políticas públicas para a primeira infância, que atendam meninas e meninos de 0 a 6 anos de idade. Desde 2018, o município também integra a Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e, hoje, é sede da rede brasileira da instituição.

“Jundiaí está alinhada com as propostas mais contemporâneas de políticas públicas mundiais. Participar da Rede Cidades das Crianças traz a oportunidade de troca de experiências de sucesso, que contribuem para ampliar os nossos cuidados com a primeira infância”, afirma Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.
 
Os programas trouxeram várias conquistas para o município. Confira:
 
Educação
Com o Escola Inovadora, a rede municipal de ensino adotou a Metodologia do Desemparedamento da Escola, ressignificando os espaços em potentes ambientes, capazes de oferecer aprendizagem contextualizadas e significativas.
 
Com projeto “Inova na Horta”, presente em 104 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs), meninos e meninas aprendem a plantar hortaliças. A proposta é incentivar a alimentação saudável, além de promover conhecimentos sobre sustentabilidade e meio ambiente.
 
O programa tem variações entre as escolas. Em algumas delas, os alunos realizam o plantio de hortaliças tradicionais como alface, rúcula e repolho, e de Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que têm como característica o sabor e a grande quantidade de nutrientes.
 
Na horta da EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim Tulipas, os alunos cuidam inclusive de uma colmeia de abelhas Jataí, responsáveis pela produção de mel e própolis. A espécie do inseto foi escolhida por não picar as pessoas e são importantes para a polinização das plantas. A ampliação das colmeias está sendo realizada, com a existência do projeto em mais de 10 escolas. 
 
No total, Jundiaí contabiliza mais de 100 hortas nas escolas e nos bairros do município e 14 em fase de implantação.
 
Os cerca de 40 mil alunos da rede municipal de ensino de Jundiaí recebem diariamente uma alimentação saudável produzida pela própria cidade, com produtos orgânicos cultivados na horta do programa “Vale Verde”, instalada em uma área de 35 mil m2, uma iniciativa da prefeitura.
 
Prêmio
Em outubro deste ano, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Irmã Flórida Mestag venceu o Prêmio Escolas Sustentáveis, na etapa nacional. Agora, o projeto da recuperação das lagoas do atual Parque Urbano do Mato Dentro (Espelho D´Água) – com o nome “Água e Solo – Tamo Junto” – segue para a etapa internacional, a ser realizada em novembro, na Praia do Forte (Bahia). Promovido pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio ocorre em sua primeira edição.
 
O projeto surgiu em 2018 quando as crianças foram a campo para realizar um estudo sobre solos e vegetações e ficaram inconformadas ao descobrir que, no caminho para a escola, havia lagoas que eles sequer haviam notado por conta do assoreamento.
 
A revitalização do local que hoje é o Parque Urbano do Mato Dentro surgiu após a apresentação de projeto, da prototipagem de um novo parque e de uma solução apresentada pelos alunos e atendida pelo prefeito Luiz Fernando Machado após visita de alunos ao Paço Municipal e anunciada, menos de um mês depois, em visita à unidade escolar. O local foi inaugurado pela Prefeitura em dezembro de 2020 e possui cerca de 23 mil metros quadrados, com quatro lagos, pistas para corrida e caminhada, ciclofaixa, quiosques e pergolados, além de instalações voltadas para o público infantojuvenil da Cidade das Crianças.
 
Mundo das Crianças
O parque público inovador foi criado a partir das demandas apontadas pelo Comitê das Crianças. Inaugurado em 2021, o Mundo das Crianças passou a ser uma das principais salas de aula a céu aberto da rede municipal de ensino, proporcionando uma experiência inovadora aos alunos.
 
O Mundo das Crianças é a extensão da área de preservação da represa que abastece a cidade de Jundiaí e a concretização das concepções sobre a infância que o município vem desenvolvendo, com base em pesquisas sobre a criança e em experiências internacionais sobre as relações do ambiente urbano e o planejamento de políticas públicas.
 
É um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas.
 
Nesta primeira fase, conta com 170 mil m2 de área para muita brincadeira, diversão, alegria, aprendizagem e interação com a natureza. Após a construção da segunda etapa, a área terá um total de 500 mil m2.
 
Outras iniciativas
IDSC-BR
Jundiaí alcançou a primeira colocação, entre as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) desenvolvido pelo Instituto Cidades Sustentáveis e tem como objetivo estimular o cumprimento da Agenda 2030, formulada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Além de alcançar destaque no IDSC-BR, Jundiaí é certificada com a ISO 37120, outorgada para cidades e comunidades sustentáveis. No Brasil, apenas três municípios têm essa honraria e Jundiaí está entre eles. O município também passa por um processo de auditoria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
Saneamento
O município tem 99,65% da população urbana e rural atendida com redes de água, e 98,81% com redes de esgoto, sendo que 100% do que é coletado passa por tratamento.

Rio Jundiaí
Primeiro do país a ser reenquadrado – de classe 4 para classe 3 – pelo Conselho de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (CRH), o Rio Jundiaí tem 123 km e corta oito município. Com essa medida, suas águas podem ser utilizadas para consumo humano, após tratamento.
 
Reciclagem
A Prefeitura de Jundiaí faz a reciclagem de 100% dos resíduos gerados pela construção civil no município e todo material é reaproveitado na pavimentação de estradas rurais, insumos para obras na cidade e até mesmo na fabricação de artefatos de concreto ecológico.
A Educação Ambiental, conduzida pela equipe de Limpeza Pública da Prefeitura de Jundiaí, reforça a importância da reciclagem para as crianças da rede pública e particular da cidade. O Programa “Guardiões da Natureza” já recebeu mais de 4 mil alunos, que se transformam em multiplicadores.

Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Jundiaí tornou-se fonte de plantas para projetos de conservação de espécies raras e restauração de sistemas. A instituição tem catalogada no seu acervo 186 espécies nativas da Mata Atlântica e 47 do Cerrado.

As escolas realizam visitas frequentes para mostrar as coleções temáticas para os alunos como as de “Cactos e Suculentas”, “Orquídeas”, “Palmeiras” e “Plantas da África”. O local também traz jardins temáticos como “Espaço África”, “Jardim Italiano” e “Jardim Japonês”.

Serra do Japi
A Serra do Japi é o maior patrimônio natural do município, sendo considerada uma das últimas grandes áreas preservadas da Mata Atlântica do Brasil e do interior paulista, localizada em uma região densamente ocupada e que possui biomas de flora e fauna diversificados e exuberantes. A Unesco declaro que a Serra do Japi é “Reserva da Biosfera da Mata Atlântica”, um cartão postal que desperta o interesse de moradores, pesquisadores e turistas, além de ser objeto de ações de educação ambiental da rede municipal de ensino.

Confira algumas fotos aqui.

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