05/02/2024 às 17h46min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h08min

Projeto Desvendar Canoagem retorna a Pacajus (CE) para segunda edição

Instituto Incentivar prevê atender cerca de 180 jovens entre 10 e 17 anos da rede pública de ensino da cidade

André Coutinho
WGO Comunicação
Divulgação
Idealizado e produzido pelo Instituto Incentivar, o projeto Desvendar Canoagem, que visa promover o esporte e a sustentabilidade de maneira lúdica, inclusiva, leve e colaborativa, retornou para uma segunda edição em Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza (CE), após sucesso na primeira passagem. A iniciativa, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da WestRock, tem um núcleo com duração de nove meses e reúne, em um primeiro momento, aproximadamente 180 alunos (60 por trimestre), com idades entre 10 e 17 anos, de escolas da rede pública (municipais e estaduais). 

As aulas são realizadas às terças e quintas. As inscrições são feitas diretamente nas escolas durantes as visitas de apresentação do projeto e também nos núcleos.

Dentre as inúmeras atividades, a principal é recolher materiais recicláveis, principalmente garrafas PET, aplicando os aprendizados das palestras de sustentabilidade e disciplina ambiental para que, no final, os alunos produzam o próprio caiaque, ou prancha, com o qual vão aprender as técnicas da canoagem. O grupo também recebe uniforme, remo e colete. O projeto será encerrado com um festival na sede da canoagem. Todos os alunos participantes serão convidados e receberão uma medalha de sustentabilidade.

Outras cidades
O projeto Desvendar Canoagem tem mais três núcleos em outras duas cidades. Em Guaíba (RS), a iniciativa também está em sua segunda edição, atendendo 360 alunos, em dois núcleos, enquanto que Florianópolis (SC), faz sua “estreia” em 2024, com um núcleo de 180 alunos. No total, somando com Pacajus, serão 720 alunos atendidos nos quatro núcleos, em nove meses.

O Desvendar
A ideia surgiu da missão do Instituto Incentivar de desenvolver o esporte educacional por meio de processos de impacto, atendendo demandas sociais e de sustentabilidade dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). A ideia, neste caso, é promover o esporte e a sustentabilidade de forma lúdica inclusiva, leve e colaborativa, incentivando a integração coletiva.

Hans Mallmann, ex-atleta da seleção brasileira de Canoagem, é novamente o gerente do projeto. Ele enfatiza a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes. “Criança no esporte significa ganhar conhecimento, disciplina, conhecer novas pessoas e, principalmente, ganhar saúde. Por meio do esporte conheci pessoas, viajei o mundo e ganhei conhecimento, que posso transmitir aos alunos do Desvendar Canoagem para que eles possam desfrutar ao máximo dessa passagem pelo projeto e, quem sabe, virarem atletas”, afirma.

Já Paulo Pontes, presidente do Instituto Incentivar, salienta o poder transformador do esporte, meio mais eficaz de transmitir uma mensagem. “As crianças conseguem receber e absorver informações com muito mais facilidade se divertindo e realizando atividades esportivas. Dessa forma, é o canal perfeito para compartilharmos nossas ideias de sustentabilidade e da importância da reciclagem para bem-estar da natureza”.

Geração de empregos
Para o bom andamento do projeto, foram contratados cinco profissionais, sendo um coordenador, dois professores e dois monitores. Todos já passaram por treinamento e estão aptos a iniciar as atividades. 

Desvendar Canoagem
O Projeto Desvendar Canoagem 2 Pacajus é realizado pelo Instituto Incentivar, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, com patrocínio da WestRock.

Sobre a WestRock
Nosso papel no mundo é oferecer as melhores soluções em papel e embalagens de papelão ondulado para nossos clientes, colaborando para que o planeta seja um lugar melhor hoje e para as futuras gerações. Nosso negócio integrado – Florestas, Fábrica de Papel e Fábricas de Papelão Ondulado – fornece soluções em papel e embalagens sustentáveis, renováveis e recicláveis. Há mais de 80 no Brasil, queremos continuar investindo em pessoas, inovação e tecnologia para crescer e impulsionar nossos negócios e de nossos clientes. Somos mais de 50.000 funcionários no mundo, sendo mais de 2.100 no Brasil, comprometidos em encontrar as melhores soluções para alavancar os negócios de nossos clientes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp