05/02/2024 às 11h51min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h03min

Ideatore Americas celebra 20 anos de história em convenção

Sob a temática “Big Idea”, o evento contou com palestras inspiradoras e dinâmicas em grupo

Caroline Brito
divulgação
No ano de comemoração dos seus 20 anos, a Ideatore Americas - agência de comunicação full service -, realizou sua convenção interna seguindo a temática “Big Idea”, no último dia 27 de janeiro, no hotel TRYP br Wyndham, em Ribeirão Preto. 

A iniciativa, enriquecida por palestras e dinâmicas de grupo, contou com a presença de mais de 50 profissionais, entre colaboradores, convidados e sócios. Durante esse encontro, foi destacada a importância de unir criatividade e inovação para ir além do esperado na entrega ao cliente, gerando encantamento. Isso é fundamental para acompanhar o dinamismo do mercado publicitário. Além disso, foram abordados tópicos, como a inauguração da filial da Ideatore na Argentina, em operação desde setembro de 2023, os novos valores da empresa e as estratégias definidas para o ano.

2024: foco no cliente
O evento teve início com as apresentações de Thales Zeviani, Rogério Bonome e Rodrigo Benetti – sócios da empresa, que revelaram aos presentes “onde a empresa está” e para “onde a empresa deve caminhar”. Segundo eles, o ano de 2024 será um período de reforçar o foco, seja tanto na sede, quanti na filial argentina.  
Continuaremos sendo a boa e tradicional Ideatore, mas, agora, muito melhor e mais forte, com foco total no encantamento dos clientes.” reforça Thales Zeviani que emendou dizendo que a equipe deverá olhar sempre para seis pilares utilizados no contexto do Customer Experience (CX) - personalização, integridade, empatia, expectativa, resolução, tempo/esforço, a fim de reforçar o posicionamento de ‘customer-centric’, cultura que tem como objetivo priorizar a melhor experiência do cliente em toda a sua jornada, bem como aumentar as taxas de fidelização, a geração de negócios e, consequentemente, a sua lucratividade.

“Devemos ser consistentes do começo ao fim, passando por todos os departamentos da Ideatore, assim como acontece em uma orquestra. Precisamos atuar em cadeia, juntos, alinhados”, conta Thales.

Para o ano, Rodrigo Benetti, o sócio e Head Culture da Ideatore, se responsabilizou por deixar lições de como encantar o cliente. Para isso, ele descreveu alguns próximos passos para o time: foco (entender a dor do cliente de fato e trazer algo diferente); tempo (se a resposta é rápida, o cliente se sente próximo e a ‘orquestra trabalha em sintonia’); resolutividade (temos a receita para dar o caminho e isso gera confiança), como também, a inversão de papeis, ou seja, se colocar no lugar do cliente.
Sabemos que tudo começa com uma grande ideia, mas precisamos de muito mais para encantar nossos clientes. Será um ano bem desafiador em que será necessário ‘pensar como eles’, para assim, surpreendê-lo positivamente”, explica Benetti.

Ainda sobre o assunto “entrega”, Rogério Bonome - Head of MarTech and Digital Marketing Specialist, revela que a excelência se tornou uma expectativa comum dos clientes. Ele acrescenta que "não é porque fazemos algo bom que o ruim não conta. Quando fazemos algo errado, o algo bom perde seu peso", portanto, uma boa relação e o encantamento do cliente são peças-chave.
Para enriquecer a compreensão do conceito de Experiência do Cliente (CX) durante o evento, foi adotada uma abordagem interativa, utilizando uma ferramenta de apresentações com feedback em tempo real. Essa iniciativa proporcionou ao time a oportunidade de se envolver ativamente, permitindo que os participantes se colocassem na perspectiva do cliente. Os sócios promoveram essa imersão ao criar cenários fictícios, como uma visita a um restaurante em uma ocasião especial, desafiando a equipe a refletir sobre as expectativas: "O que vocês esperam além de comida e bebida de qualidade?" Essa provocação destaca que a simples entrega de produtos e serviços não é suficiente e que o encantamento é essencial para criar uma experiência impactante.

Novos valores
Ainda na apresentação dos board da Ideatore foi feito o anúncio da reformulação dos valores da empresa, que passam a reforçar o compromisso contínuo com a inovação e o propósito do ano, o foco no cliente, para os “ideatores de plantão”.
“Encantar o cliente: excelência e prazo; conhecer o mundo do cliente: pertencer, receitar, antecipar; Somos um time: estratégicas consistentes entre os departamentos; Ética, respeito, diversidade: fazer o que é certo sempre; Temos orgulho do que fazemos: damos o nosso melhor todos os dias. São os nossos mais novos valores”, conta Thales Zeviani.

Convidados especiais
O encontro da Ideatore contou com palestras inspiradoras como a de Jader Simonelli - sócio-fundador do Grupo Resolv, empresa que oferece diversas soluções em serviços em Higiene Hospitalar, Facilities, Segurança, Alimentação Corporativa e Meio Ambiente. Jader levou aos presentes a seguinte mensagem: “cuidem dos detalhes”, recomendação mais que especial para o empresário, que diz ter sido o grande diferencial para o seu sucesso nos negócios.
E, para findar as apresentações e “amarrar” todos os conceitos no dia apresentados, a convenção da Ideatore contou com a participação dos idealizadores da Escola Absurda, Raul Otuzi e Eduardo Cicconi, que ministraram um workshop mostrando que: “sem criatividade não é possível encantar o cliente”. 
Aproveitando o gancho da explanação, Otuzi propôs outra dinâmica em grupo com os colaboradores Ideatore para que todos os conceitos pudessem ser praticados e fixados. A atividade consistiu na formação de seis grupos, cada um responsável por atribuir tarefas e coordenar a criação de instrumentos musicais a partir de objetos simples, como garrafas, apitos, latas e cordões. O desafio culminou na composição de uma paródia relacionada ao tema central da convenção, "Big Idea", previamente concebido pelos próprios grupos. Após uma hora de intensa interação e expressão criativa, os grupos apresentaram seus resultados perante a banca avaliadora, composta pelos sócios da Ideatore. Os critérios de avaliação incluíram a criatividade demonstrada, a eficácia do trabalho em equipe e, sobretudo, o potencial de encantamento do cliente. A dinâmica reforçou os conceitos discutidos e promoveu um ambiente colaborativo e estimulante para todos os participantes. O resultado final superou as expectativas do júri que tiveram dificuldade de escolher apenas um vencedor, precisando recorrer ao próprio time para realizar o desempate.
Para encerrar o dia, um “baú misterioso” foi aberto e continha os nomes de todos os clientes da agência, ilustrando que são o maior tesouro da companhia. Nele, foi colocada uma carta de cada colaborador e, nesta, era preciso escrever o que cada um fará durante o ano para contribuir com o encantamento destes clientes. O baú ficará na agência ao longo de 2024 para que todos sempre se lembrem desse compromisso, servindo como uma “cápsula do tempo” a ser aberta na próxima convenção, em 2025.

Premiada pelo Grand Prix do FestVideo em 2022, com o filme "O Tempo" e reconhecida como uma das principais agências de publicidade e propaganda no interior paulista – ratificado pelo Ranking Recall de Criação Publicitária 2024 - a Ideatore Americas vem fortalecendo sua posição no cenário nacional ao conquistar clientes de peso, como a Sicoob Cocred, TD SYNNEX, Apis Flora, entre outros, e acredita que nem o céu seja o limite.

“Queremos encantar novos clientes, mas manter, também, o encantamento daqueles que já estão conosco há tantos anos, reforçando a confiança que é a base essencial para qualquer relacionamento comercial. Estamos cercados por grandes marcas que confiam na gente e não enxergamos limites para ampliar ainda mais nosso hall de parceiros. Com o compromisso com a excelência e inovação, celebramos mais um ano de existência, nossos 20 anos, de olho no presente e muito atentos no futuro”, conclui Zeviani.


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