05/02/2024 às 16h16min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h02min

Cuidados essenciais nas estradas durante o Carnaval

Os limites de velocidade são estabelecidos para garantir a segurança de todos

PAULA BATISTA
PRF
O feriado de Carnaval está próximo, e muita gente já está se preparando para as festividades animadas e celebrações coloridas. Mas esse também é um período em que milhares de pessoas pegam a estrada para aproveitar o tempo livre. Para garantir a segurança de todos durante essa temporada, é crucial adotar medidas de precaução ao viajar, com alguns cuidados essenciais que devem ser observados.
Durante o Carnaval é comum celebrar com amigos e familiares, mas é preciso ter consciência de que o consumo de bebidas alcoólicas associado à direção pode provocar sinistros graves e colocar em risco a vida de todos na estrada. Ano passado, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou que 2.371 de sete mil motoristas submetidos ao teste de embriaguez, durante o Carnaval, haviam bebido.
          Outra inimiga das festividades é a pressa, e ela leva a decisões imprudentes, como as ultrapassagens perigosas. Durante o Carnaval as estradas podem estar mais movimentadas do que o habitual, exigindo paciência e responsabilidade. “Evitar ultrapassagens arriscadas reduz significativamente o risco de colisões e contribui para um tráfego mais seguro”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.
Além disso, os limites de velocidade são estabelecidos para garantir a segurança de todos os usuários da via. Neste feriado, quando as estradas podem estar mais congestionadas, respeitar esses limites é ainda mais determinante. Manter uma velocidade adequada reduz a probabilidade de sinistros e permite reações mais rápidas a eventos inesperados.
O uso do cinto de segurança é outra medida simples, mas eficaz, para prevenir lesões em caso de sinistros. Certifique-se de que todos os ocupantes do veículo estejam usando corretamente os cintos antes de iniciar a viagem. Esse cuidado básico pode fazer toda a diferença. Isso também vale para o capacete: condutor e garupa devem fazer uso 100% do tempo do deslocamento.
Ao adotar esses cuidados, cada pessoa contribui para a construção de um ambiente mais seguro nas estradas não apenas no Carnaval. A responsabilidade individual é fundamental para a segurança coletiva.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp