05/02/2024 às 10h30min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h01min

Depilação a laser sem orientação e cuidados básicos pode causar danos à pele

Especialista faz alerta sobre os riscos e dá dicas sobre o procedimento que está entre os mais populares no Brasil

Neide Dolla Purper
Neide Dolla

O Brasil é um dos maiores consumidores de serviços de estética do mundo, só em 2023 foram gastos mais de 57 bilhões de dólares com esse tipo de serviço (relatório da “The Business Research Company”).  Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), entre os procedimentos não cirúrgicos mais realizados no mundo, a depilação a laser ocupa o terceiro lugar. Porém, esse tipo de procedimento exige alguns cuidados. “Algumas pessoas relatam manchas na pele após o procedimento. Para que isso não ocorra é fundamental seguir algumas orientações, como por exemplo, a não exposição ao sol antes e depois da aplicação”, explica a fisioterapeuta dermatofuncional, Patrícia Dalsasso.

 

 

A  especialista relata, ainda,  que uma dúvida muito frequente das pacientes é sobre o período ideal para a execução do tratamento. “Eu sempre falo que o ideal é finalizar as sessões 20 dias antes de ser expor ao sol, principalmente na região das pernas que é uma área que fica muito exposta ao sol”. A profissional destaca, também, a importância do uso de protetor solar diariamente, com fator de proteção mínimo de FPS30. 

 

O laser usado na depilação é um equipamento que emite a energia para atingir a melanina presente no pelo e quanto mais clara estiver a pele e mais escuro for o pelo, o resultado da ação do laser será mais eficaz. A especialista ressalta a importância de conversar com os pacientes também no retorno da praia. “Se a pessoa estiver com a pele bronzeada, o laser vai pegar o pigmento da cor daquela pele e o risco de manchar a região aumenta exponencialmente”, explica Dalsasso. 

 

 

Outra dica importante é avaliar com antecedência se o profissional que vai aplicar o procedimento segue todos os protocolos de avaliação antes de iniciar o procedimento. “Os parâmetros da intensidade dos feixes de luz desse equipamento variam de acordo com o tom de pele e são reajustados a cada nova aplicação”, orienta Patrícia Dalsasso.

 

Patricia Dalsasso dá dicas sobre como se programar para evitar os riscos de manchas

 

O ideal é iniciar a depilação a laser entre os meses março e abril. 

 

As sessões devem ser finalizadas até início do mês de dezembro. 

 

Caso as pessoas não sigam as recomendações repassadas pelo profissional especializado, e a pele fique com manchas escuras durante a exposição solar, será necessário dar um intervalo na aplicação da máquina e avaliar se serão feitos protocolos com produtos despigmentadores na região pigmentada.

 

Existem vários tipos de laser e cada um é indicado para queixas especificas de cada público. O número de sessões indicadas para o tratamento irá depender da área a ser tratada, do tipo de pele e do ciclo do crescimento do pelo. 

 

Em média são necessárias de 6 a 10 sessões, já o intervalo entre as sessões pode variar de acordo com a região, mas normalmente é indicado um intervalo entre 30 a 45 dias de cada sessão. “Esse é um dos procedimentos mais interessantes para a remoção de pelos, já que evita as dores incômodas e recorrentes de outras formas de remoção, como a cera. Porém, sem o devido cuidado, pode se transformar numa grande dor de cabeça com consequências mais sérias, como as manchas. Consulte sempre um profissional com certificação”, orienta Patricia. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp