05/02/2024 às 14h41min - Atualizada em 06/02/2024 às 20h00min

5 ações brasileiras mais recomendadas para 2024

*Por Rafael Kenji Hamada, médico, CEO da FHE Ventures e da Health Angels Venture Builder, fundos de investimento no formato de venture builder, com tese em saúde e educaçã

NB Press
Rafael Kenji

 

No último trimestre de 2023, as ações brasileiras surpreenderam o mercado com um bom desempenho, acompanhando o otimismo global e uma expectativa de apetite ao risco maior em 2024. A queda de juros em longo prazo e a adequação dos níveis de valuation levam a perspectivas favoráveis. 

 

Diante do panorama macroeconômico ainda incerto, combinado a avaliações atrativas, existe a oportunidade de obter retornos satisfatórios sem a necessidade de assumir riscos excessivos. Nesse contexto, alguns papéis se tornam mais atraentes para acompanhamento no próximo ano. 

 

Petrobras (PETR4): as receitas provenientes da produção e distribuição de petróleo tendem a aumentar. Mesmo com a expectativa de entrada do Brasil na OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados), em caráter cooperativo no cenário global, o corte da produção de petróleo no país é improvável. O crescimento continua sendo um dos principais atrativos para investidores. Além do esperado aumento da produção, o acordo judicial, que prevê o pagamento de R$ 1,2 bilhão da Eletrobras para as contas da Petrobras em processo iniciado em 2010, pode impactar diretamente os recursos da empresa nos próximos meses.  

 

Embraer (EMBR3): a empresa líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos e terceira maior fabricante global, foi considerada a quarta empresa mais inovadora do Brasil, com mais da metade da receita proveniente de inovações criadas nos últimos anos. Com o desenvolvimento de aeronaves 100% elétricas e projetos disruptivos como o eVTOL, o carro elétrico, a empresa tende a crescer seu faturamento e atrair olhares dos investidores, principalmente aqueles interessados em ciência e tecnologia. 

 

Yduqs (YDUQ3): com ação em crescente escalada durante o ano de 2023, a dona de grandes nomes da educação superior como Estácio e IBMEC teve alta expressiva após a recomendação do JPMorgan nos últimos meses. Com a expectativa da criação de novas vagas de medicina, segmento high ticket da companhia, acompanhada por um aumento do valor das mensalidades​​ pelas Instituiçoes de Ensino esperado para 2024, os papéis da Yduqs tendem a ser recomendados. 

 

Itaú Unibanco (ITUB4): o maior banco do Brasil, segundo o BC, liberou a negociação direta de criptomoedas, após fazer parte da Abcripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia), junto de companhias como Visa e Mastercard. As estratégias da empresa alinham visão de longo prazo com boas perspectivas de crescimento para o ano de 2024. A expectativa de dividendos supera a casa de R$ 10 bilhões para os acionistas nas seguintes distribuições. 

 

Vivara (VIVA3): uma das principais marcas de joias do Brasil, apresentou resultado e desempenho satisfatórios, com destaque para a receita gerada pelo segmento de itens de prata, chamada Life, com 84 unidades e quase um quinto da receita total da companhia. Referência no setor de luxo, com peças estampadas no maior ícone da moda brasileira, a modelo gaúcha Gisele Bündchen, há mais de 15 anos, a empresa possui alta capilaridade nacional e até mesmo internacional, preparando uma importante expansão em 2024. 

 

Vale ressaltar que as ações recomendadas variam de acordo com o perfil do investidor: conservador, moderado e agressivo. 

 

Por fim, pode-se concluir que o cenário para 2024 é promissor com a manutenção da Petrobras e os bancos contribuindo para alavancar a performance da bolsa, visto que os investidores devem se voltar a empresas maiores e mais líquidas, que ainda associam o crescimento ao investimento em inovação. O otimismo em relação aos riscos fiscais, às estratégias políticas globais e nacionais e à taxa de juros também contribui para um maior retorno das ações de empresas brasileiras. 

 

*Rafael Kenji Hamada é médico, CEO da FHE Ventures e da Health Angels Venture Builder, fundos de investimento no formato de venture builder, com tese em saúde e educação. 

 

Sobre Rafael Kenji  

Rafael Kenji Fonseca Hamada é um médico e empreendedor mineiro, especialista em investimentos. Speaker do TEDx FCMMG, Rafael é também palestrante e professor do MBA de Gestão em Saúde 4.0 do BBI of Chicago. É CEO da FHE Ventures, venture builder pioneira em healthtechs, e fundador da edtech Academy Abroad, que tem foco em impulsionamento de carreira. Rafael Kenji é conhecido por seu trabalho no setor de saúde, particularmente em relação ao uso da tecnologia para melhorar a qualidade da assistência médica. Ex-gerente médico da Conexa e ex-diretor comercial do Jaleko, é mentor e palestrante sobre os temas inovação, empreendedorismo, healthtechs, telemedicina e gestão em saúde.   

  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp