01/02/2024 às 21h59min - Atualizada em 03/02/2024 às 04h08min

Pindamonhangaba implanta novos dispositivos tecnológicos como parte do Plano Diretor

Pindamonhangaba inicia 2024 com a instalação de 18 novos dispositivos tecnológicos, como parte do Plano Diretor de Tecnologia e Cidade Inteligente, visando consolidar-se como uma Smart City reconhecida nacional e internacionalmente.

Marcella Izzo
Foto: Instalação de Fluviômetro / Sensor de Rios / Pindamonhangaba

A cidade de Pindamonhangaba dá as boas-vindas ao ano de 2024 com a instalação de avançados dispositivos tecnológicos, marcando um passo significativo em direção à transformação em uma Smart City. 

 

Danilo Velloso, Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos da Prefeitura, explicou que o plano delineia diretrizes abrangentes, prevendo a implementação de novas tecnologias em todas as áreas da cidade e fomentando um ambiente propício à inovação. Velloso destacou que a legislação em planejamento garantirá a continuidade do projeto nas próximas gestões.

 

O prefeito Dr. Isael Domingues ressaltou também que o plano diretor é um exemplo do preparo das cidades brasileiras para o futuro. Ele enfatizou: "Queremos que o projeto de Pindamonhangaba como 'Cidade Inteligente' seja um legado duradouro. Estamos investindo em tecnologia, com diversos parceiros, para melhorar a qualidade de vida e tornar nossa cidade mais tecnológica, moderna, inteligente, sustentável, humana e resiliente."

 

Em parcerias estratégicas com a empresas de tecnologia, renomadas no setor, a iNeeds Systems, introduziu neste mês de Janeiro, 18 novos dispositivos, que abrangem quatro tipos distintos de sensores: Bueiro Inteligente, Nível de Rio, Lixeira Inteligente e Sensor de Ruído.

 

Fluviômetro e Barragem Inteligente: A tecnologia do fluviômetro proporciona a medição precisa de níveis d'água, velocidades e vazões nos rios, permitindo uma caracterização minuciosa do regime fluvial, incluindo suas grandezas básicas e diversos parâmetros representativos.

 

Bueiro e Lixeiras Inteligentes: Integrado aos bueiros e lixeiras, o sistema de sensor volumétrico alerta para a necessidade de limpeza quando o cesto atinge 70% de sua capacidade. 

 

Monitoramento de Som e Ruído: Este sensor digital detecta uma variedade de sons, sendo essencial para diagnosticar incidentes em rodovias e estradas, como colisões e tiros.

Assim que detectado algum som ou ruído fora do comum ou acima dos níveis de cada região, são acionadas imediatamente, os orgãos responsáveis.

 

Estas tecnologias fazem parte do novo Plano Diretor de Tecnologia e Cidade Inteligente estabelecido pela Prefeitura de Pindamonhangaba para os próximos quatro anos. O município visa continuar sua trajetória como Smart City, reconhecida nacional e internacionalmente por certificações da ABNT, como as normas ABNT NBR ISO 37122, ABNT NBR ISO 37123 e ABNT NBR ISO 37120.

 

Pedro Curcio, CEO da iNeeds Systems, afirmou: "Estamos orgulhosos de ser parte dessa iniciativa visionária em Pindamonhangaba. A parceria com a cidade reflete nosso compromisso em promover soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável das comunidades."

 

Com a implantação dessas e outras tecnologias e dispositivos, Pindamonhangaba reafirma seu compromisso em liderar o caminho em direção ao futuro inteligente e sustentável.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp