02/02/2024 às 10h43min - Atualizada em 03/02/2024 às 04h02min

Coito programado: uma alternativa acessível na busca pela gravidez

Processo de fertilização é realizado com a ajuda de medicamentos com o objetivo de aumentar as possibilidades de fecundação durante o período fértil da mulher

AGEIMAGEM COMUNICAÇÃO
www.ageimagem.com.br
Pixabay

O coito programado é um procedimento de baixa complexidade e com um custo relativamente mais acessível para casais que enfrentam dificuldades para engravidar. 

 

O casal precisa ficar de olho no calendário para aproveitar os dias férteis da mulher e otimizar as chances de gravidez através do estímulo à produção de óvulos. O médico especialista em reprodução ajusta a dosagem dos medicamentos levando em conta fatores como idade, peso e a quantidade de folículos ovarianos. 

 

O tratamento de gravidez por meio do coito programado é cuidadosamente calibrado para se adequar às características individuais de cada paciente. 

 

Os protocolos de coito programado podem variar, mas, em geral, o ciclo de tratamento tem duração média de 15 dias, período durante o qual o crescimento dos óvulos é monitorado atentamente por ultrassonografia. 

 

“A personalização do tratamento é essencial para maximizar a eficácia e minimizar os riscos de efeitos colaterais ou de uma resposta ovariana exagerada, a produção múltipla que nem sempre significa qualidade para a fecundação”, explica o Dr. Alfonso Massaguer, especialista em reprodução humana da clínica Mãe. 

 

Rotina de controle 

O acompanhamento frequente da mulher com exames e medicamentos controlados permite que o especialista avalie a resposta do organismo ao tratamento para determinar o momento exato da ovulação. 

 

Com base nessa avaliação, o casal recebe orientações sobre os melhores momentos para manter relações sexuais. “Esse monitoramento fornece informações que aumentam significativamente as chances de que o espermatozoide encontre o óvulo em condições ideais para a fecundação”, acrescenta Massaguer. 

 

 

Para quem o coito programado é indicado? 

Segundo o Dr. Alfonso Massaguer, o tratamento por meio de relações sexuais agendadas é uma alternativa para casais que não apresentam problemas graves de fertilidade, mas que simplesmente precisam de um "empurrãozinho" para que a gravidez ocorra. “Além de ser menos invasivo e mais econômico do que outros métodos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV) ou a inseminação intrauterina (IIU), ele permite que a concepção aconteça de forma mais natural.”, explica. 

 

 

Quais as chances de sucesso  

De acordo com o Dr. Alfonso, o sucesso do coito programado depende de diversos fatores, incluindo a causa subjacente da infertilidade. Portanto, é fundamental que o casal passe por uma avaliação médica detalhada para determinar se esse é o tratamento mais adequado para a sua situação. 

 

“Se você e seu parceiro estão considerando o coito programado, é importante buscar orientação de um especialista em reprodução humana. Com a ajuda certa e a abordagem correta, o sonho de aumentar a família pode estar mais próximo do que você imagina”, finaliza. 


 

Sobre Dr. Alfonso Massaguer - CRM 97.335  

  

É Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ginecologista e Obstetra pelo Hospital das Clínicas e atua em Reprodução Humana há 20 anos. Dr. Alfonso é diretor clínico da MAE (Medicina de Atendimento Especializado) especializada em reprodução assistida. Foi professor responsável pelo curso de reprodução humana da FMU por 6 anos. Membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), das Sociedades Catalãs de Ginecologia e Obstetrícia e Americana de Reprodução Assistida (ASRM). Também é diretor técnico da Clínica Engravida, autor de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina, com passagens em centros na Espanha e Canadá.  

 

 

 

Sobre a Clínica Mãe  

  

A Clínica Mãe é uma instituição de referência em reprodução assistida, dedicada a ajudar pessoas a realizarem o sonho de se tornarem pais. Com uma equipe altamente qualificada e utilizando as mais recentes tecnologias e métodos, a Clínica Mãe está comprometida em proporcionar cuidados personalizados e de alta qualidade a cada um de seus pacientes.  

 

 

 

  

Site: clinicamae.med.br  

  

Redes sociais:  

  

Instagram: www.instagram.com/maemedicina  

  

Facebook: www.facebook.com/MaeMedicina  

  

YouTube: Clínica Mãe 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp