31/01/2024 às 16h18min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h10min

A dengue no paredão

Segundo dados do Ministério da Saúde, só nos primeiros quinze dias do mês de janeiro foram registrados 10.961 casos na Região Sul do país

Renato Santos Miranda
foto ilustração FREEPIK
A dengue no paredão

*Janaína Lima

O Brasil acompanha estarrecido a explosão dos casos de dengue registrada nos últimos meses. Trata-se de um problema de saúde pública que provoca acúmulo de casos nos já superlotados hospitais e postos de atendimento em todo o país. Paralelamente, e para fazer um comparativo, parte da população acompanha os Reality Shows onde quem decide pela eliminação é a própria população. No caso da dengue a possibilidade de eliminação também está nas mãos e nas atitudes da população. 

Ganham espaços no noticiário os casos cada vez mais volumosos de pessoas em busca de tratamento após o início dos sintomas da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, só nos primeiros quinze dias do mês de janeiro foram registrados 10.961 casos na Região Sul do país. O número representa quase mil por cento em relação ao mesmo período do ano passado.
Se não forem tomadas medidas urgentes, a situação pode se tornar ainda mais alarmante diante de fatos como aumento das chuvas, o fenômeno El Niño, o aumento das temperaturas e a constatação de que, no verão acontece aumento gradual de casos de dengue, com o auge da gravidade no mês de março.

No âmbito municipal, a prefeitura de São Paulo vai ampliar, a partir de 1º de fevereiro, as ações de combate à dengue. Uma iniciativa é o aumento do número de agentes de combate à dengue nas ruas da capital, de 2 mil para 12 mil, com objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O trabalho terá foco no bloqueio de criadouros, ampliando a capacidade de enfrentamento ao mosquito na capital. No sábado, dia 03, todas as 471 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h, com profissionais médicos e de enfermagem para ofertar aos munícipes atendimentos, testes rápidos de dengue e hidratação.

Voltando ao Big Brother, onde a população escolhe quem será eliminado, agora é a vez de cada cidadão fazer a sua parte, colocar a dengue no paredão e decidir pela sua eliminação.

*Janaína Lima (MDB) é vereadora na Cidade de São Paulo
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp