01/02/2024 às 18h06min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h08min

Em alta: 10 tendências para o mercado de telecomunicações em 2024

Pesquisa britânica indica quais são as soluções que prometem transformar o cenário telecom no próximo ano e contribuir para um futuro digital mais conectado, eficiente e seguro

Milena Almeida
https://allcomtelecom.com/
Allcom

A indústria de telecomunicação tem passado por profundas atualizações nos últimos anos, as quais foram impulsionadas por inovações tecnológicas e pelas mudanças nas demandas dos consumidores, em especial quando o consumo é feito diretamente por empresas — clientes com operações mais volumosas e que têm engajado cada vez mais com o fenômeno da transformação digital. 

Seguindo a inclinação ao desenvolvimento contínuo, em 2024, o setor telecom deve apresentar uma série de tendências que prometem transformar o cenário tecnológico em escala transnacional, remodelando a forma como diferentes instituições se conectam com seus stakeholders, de acordo com o relatório da consultoria britânica Juniper Research.

Segundo o órgão de pesquisa, quatro temas-chave guiarão as tendências vigentes no ecossistema de telecomunicações durante o próximo ano, sendo eles: o avanço da tecnologia 5G, a evolução das mensagens, a disrupção da inteligência artificial (IA) e a inovação na sustentabilidade. 

As temáticas elencadas pela Juniper Research devem ecoar na dinâmica brasileira, em especial no segmento B2B, conforme destaca o CEO da Allcom Telecom — dona do maior banco de conexões Máquina a Máquina (M2M) e Internet das Coisas (IoT) para empresas no Brasil e na América Latina — Marcio Fabozi.

 “À medida que essas transformações se desenrolam, as empresas do setor Telecom devem estar preparadas para abraçar a inovação e propiciar isso para seus parceiros, investindo em tecnologias emergentes e, acima de tudo, atendendo às crescentes expectativas por conectividade rápida, confiável e inovadora”, afirma o CEO da Allcom Telecom.

Além das tendências mundiais, muitas com adoção nacional, em 2024, haverá uma aceleração na transição tecnológica do 2G.  “A segunda geração é uma tecnologia ultrapassada e já em descontinuação para o 4G, sendo este LTE, CAT-M ou NB-IOT. Mercados M2M, como o de rastreamento, segurança, meios de pagamentos, telemetria e gerenciamento de frotas, entre outros, terão um grande impacto”, afirma Fabozi. 

O profissional destaca ainda que este movimento já vem acontecendo há algum tempo, mas que, em 2024, terá uma aceleração considerável, permitindo assim novas oportunidades de negócios e serviços de valor agregado. “Nós da Allcom Telecom, por exemplo, temos nos preparado para essas alterações há alguns anos e, hoje, detemos o maior e mais completo portfólio de produtos e serviços 4G, desde rastreadores de baixo custo, telemetria, câmeras para vídeo-telemetria e gestão de frotas, POS, entre outros”, elenca.

Conforme destaca Fabozi, o futuro das telecomunicações caminha para ser cada vez mais conectado, eficiente e seguro, tríade de fatores que permeiam as 10 tendências indicadas pela Juniper Research para 2024; confira quais são elas:

 
  1. Aceleração do lançamento de satélites, promovendo a integração das redes celulares, fixas e via satélite, possibilitando a oferta de uma cobertura global ininterrupta.

  2. Maior uso de APIs abertas nas telecomunicações, possibilitando que empresas e desenvolvedores explorem canais alternativos de mensagens comerciais.

  3. Utilização da IA generativa com o objetivo de revolucionar a IA conversacional e automatizar a criação de conteúdo marketing personalizado.

  4. Dispositivos SIM integrados, chamados de iSIM. (MF) e-sim e nao isim.

  5. Interoperabilidade entre plataformas a partir da entrada em vigor do regulamento da Lei dos Mercados Digitais da União Europeia.

  6. Crescimento do tráfego de roaming 5G e consequente aceleração da adoção do protocolo BCE 2.0.

  7. Priorização de iniciativas sustentáveis a fim de reduzir o impacto nas cadeias de suprimentos de telecomunicações.

  8. Revolução das capacidades dos voicebots baseados em LLM, melhorando a personalização de serviços e a eficiência geral dos negócios.

  9. Redes 5G Advanced, evolução da quinta geração de telefonia celular, influenciando uma gama diversificada de setores verticais da indústria, como mobilidade e realidade estendida, transformando a experiência do usuário.

  10. Implementação de IA em toda a rede para aumentar a eficiência, à medida que o 6G se aproxima. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp