30/01/2024 às 17h40min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h07min

Na agricultura familiar, cooperativas e produtores de biscoitos terão apoio para fornecer merenda escolar

Sistema Ocemg se mobiliza junto ao Cooperaf-MG para levantar necessidades e adequar cooperativas a exigências de editais

Sistema Ocemg
Sistema Ocemg/ Divulgação
     Representantes das instituições que compõem o Colegiado Gestor do Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf-MG), entre elas o Sistema Ocemg, estão se mobilizando para ajudar cooperativas e produtores de biscoitos e rosquinhas artesanais a participar do fornecimento de merenda escolar para a rede pública de Belo Horizonte. A primeira ação nesse sentido será um levantamento dos potenciais fornecedores no Estado, para elaboração de um diagnóstico do setor. “A proposta é entender as demandas de cooperativas e produtores da agricultura familiar, para então oferecer o apoio necessário para que eles possam atender aos requisitos dos editais”, explicou a analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema Ocemg, Diana da Silva Oliveira, representando a entidade no Colegiado.

     A importância de executar esse trabalho foi identificada na última reunião do Cooperaf, dia 25 de janeiro, quando a nutricionista da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Emanuelle Zibral, expôs os resultados do último processo de compras públicas de biscoitos para merenda escolar. Segundo ela, das seis organizações de agricultura familiar participantes, apenas uma apresentou amostras que atendiam aos requisitos exigidos na primeira etapa do certame.

     Ela informou que, na maioria dos casos, a inabilitação dos concorrentes está ligada à ausência de alvará sanitário ou à inadequação dos padrões de qualidade e de embalagem. Nesse ponto, além da orientação aos fornecedores, por meio de uma capacitação, foi discutida a necessidade também de uma revisão nos parâmetros do próprio edital. “Muitas vezes a questão não está ligada a uma inadequação do produto, mas à realidade da agricultura familiar, com suas características e peculiaridades”, ponderou Oliveira.

     Isso significa que algumas exigências não podem ser cumpridas devido a aspectos que são inerentes ao tipo de produção proveniente da agricultura familiar. É o caso da ausência de conservantes nos biscoitos, por exemplo, que impede uma extensão maior do prazo de validade dos produtos.

     Após a realização do levantamento, outras reuniões dos membros do Cooperaf-MG serão agendadas para traçar um plano de ações, que deverá incluir a construção de uma capacitação específica. Os resultados serão repassados às cooperativas pelo Sistema Ocemg, que dará informação e apoio a suas associadas na execução das demandas.

     Cooperaf – O Colegiado Gestor do Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar (CGCooperaf-MG) tem como objetivo a implementação de ações para desenvolver as cooperativas da agricultura familiar e da agroindústria familiar. Além do Sistema Ocemg, têm assento no grupo as seguintes instituições: secretarias de Estado de Agricultura, Planejamento e GestãoSaúde, e Desenvolvimento EconômicoEmater-MGEpamigIMA; Fetaemg; Unicafes-MG; Sebrae-MG; Cedraf; Cecoop; e Consea.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp