31/01/2024 às 10h25min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h07min

Conforto e rentabilidade das vacas leiteiras podem ser melhorados com manejo nutricional

Conforto e rentabilidade das vacas leiteiras podem ser melhorados com manejo nutricional

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Auster
Com a chegada da primavera, as temperaturas voltam a se elevar por todo o país. Nesse cenário, o conforto térmico das vacas leiteiras merece atenção ainda maior dos produtores, já que o calor excessivo compromete a produtividade dos animais. "Além de adotar medidas para a melhoria da ambiência, para proporcionar mais conforto térmico aos animais, recomenda-se ajustes no manejo alimentar e nutricional. Juntas, essas práticas comprovadamente contribuem para o aumento da produção de leite, sanidade e fertilidade das vacas leiteiras", afirma o engenheiro agrônomo Wiliam Tabchoury, gerente da Unidade de Bovinos de Leite da Auster Nutrição Animal.

Os prejuízos do estresse térmico são traduzidos em números, especialmente nas vacas de alta produção de leite. "Sob o impacto da temperatura e umidade elevadas, a produção de leite pode ser reduzida em 30% ou mais. Daí a importância do manejo alimentar e nutricional para proporcionar bem-estar e manter o nível de produção", explica Tabchoury.
As altas temperaturas estão entre os fatores de maior impacto econômico na pecuária leiteira, sendo negativo para produção, reprodução, sanidade e bem-estar das vacas. O especialista da Auster recomenda muita atenção aos animais de todas as idades – das bezerras às vacas em lactação.

"A melhoria das condições de manejo e ambiente pode reduzir os danos do stress térmico aos animais e ao negócio como um todo. Para tanto, o conceito da visão integrada das vacas é fundamental, ou seja, atuar de forma simultânea nas seis áreas essenciais (alimentação, água, iluminação, ventilação, espaço e descanso) que interferem diretamente no bem-estar das vacas leiteiras e, por consequência, na sua performance”, diz o gerente da Unidade de Bovinos de Leite da Auster Nutrição Animal.

Para ajudar o produtor de leite a enfrentar os desafios do stress térmico, a Auster desenvolveu a Númia Lactis – solução nutricional equilibrada de minerais, vitaminas e aditivos que melhoram o desempenho produtivo, a sanidade e a fertilidade das diversas categorias de bovinos leiteiros (bezerras, novilhas, vacas secas e em lactação), além da eventual melhoria da qualidade do leite produzido.

Além de Númia Lactis, a empresa oferece linhas nutricionais específicas para bovinos de corte, nas suas fases de cria, recria, engorda e confinamento, proporcionando aumento do ganho de peso, da fertilidade e sanidade dos animais, além da melhoria da qualidade do produto acabado.

"Vacas leiteiras são excelentes conversoras de alimentos em proteína animal de elevado valor biológico, o leite bovino. Para atingir todo o seu potencial produtivo precisamos ajudá-las com a melhoria simultânea das condições de ambiente e manejo, especialmente do alimentar e nutricional", conclui William Tabchoury.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp