31/01/2024 às 23h20min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h07min

60% dos paulistanos consideram mudar de Cidade, revela pesquisa sobre Qualidade de Vida em São Paulo

Política

Micheletto Comunicação
Freepik
Uma pesquisa recente realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) revelou que 60% dos habitantes da capital paulista considerariam mudar de cidade se tivessem a oportunidade. O estudo, intitulado "Viver em São Paulo: Qualidade de Vida 2024", abordou uma variedade de temas, desde bem-estar até confiança nas instituições e avaliação da administração municipal.

Descontentamento com a Administração

A pesquisa revelou uma queda significativa na confiança da população em relação à administração municipal. Atualmente, 45% dos entrevistados classificam a gestão como ruim ou péssima, um aumento de dez pontos percentuais em comparação com 2020. Apenas 13% consideram a administração como ótima ou boa, enquanto 39% a avaliam como regular. A falta de transparência é apontada como um dos principais problemas, com 48% dos entrevistados classificando a gestão como "nada transparente". 

Todo órgão público deveria ter como dever realizar serviços de qualidade para a cidade que representa, porém, vemos que administração após administração, que os moradores acabam pagando a conta das más gestões, sejam por falta de comprometimento com seus projetos de campanha, ou mero descaso com a população local”, pontua o comentarista da Jovem Pan News, Ricardo Holz. 

Participação Política e Confiança nas Instituições

Outro aspecto destacado na pesquisa é a participação popular nos processos políticos da cidade. Surpreendentemente, 65% dos entrevistados afirmam não ter nenhuma vontade de se envolver na vida política de São Paulo. A confiança nas instituições também foi avaliada, e a Prefeitura de São Paulo lidera com 21%, seguida pelo Governo do Estado de SP (17%) e igrejas (16%). Por outro lado, partidos políticos (1%), Poder Judiciário e Câmara Municipal de São Paulo (2%) estão na parte inferior da lista, indicando uma expressiva falta de confiança. 

Desejo de Mudança e Perfil dos Entrevistados

O desejo de deixar a cidade é mais pronunciado em famílias com renda superior a cinco salários mínimos, entre pessoas de 35 a 44 anos e com ensino superior. Esses grupos representam aqueles que mais consideram a possibilidade de buscar qualidade de vida fora da capital paulista.

Reflexão sobre o Cenário Político

O relatório da pesquisa destaca a importância da atuação conjunta entre o poder público, instituições religiosas e o terceiro setor. A desconfiança em relação aos representantes do legislativo é evidente, com a Câmara de Vereadores sofrendo uma queda de 4% para 2% na confiabilidade, enquanto o Poder Judiciário viu uma maior queda, passando de 6% para 2%.
“Devido aos inúmeros casos de corrução que tivemos nos últimos anos em nosso país, temos atravessado uma verdadeira crise institucional, onde os próprios brasileiros não acreditam, ou creem na força das instituições locais. É preciso realizar um trabalho de aproximação com a população, com o desenvolvimento de políticas públicas, por exemplo”, finaliza Holz. 

Metodologia da Pesquisa

O estudo foi realizado entre os dias 4 e 28 de dezembro, entrevistando 800 moradores da capital paulista com 16 anos ou mais. A pesquisa foi conduzida por meio de questionários online ou domiciliares, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%.

Diante desses resultados, a pesquisa aponta para um cenário de descontentamento e distanciamento da população em relação à administração municipal, destacando a necessidade de ações concretas para reconquistar a confiança dos paulistanos e melhorar a qualidade de vida na cidade.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp