01/02/2024 às 15h59min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h03min

Verão: Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados

Projeção da Kantar aposta em aumento de 5% nas vendas de bebidas, podendo atingir um faturamento de R$ 1 bilhão

Samantha di Khali Comunica
Divulgação

Uma das datas mais celebradas pelos brasileiros e, em especial, pelos cariocas e fluminenses, se aproxima. Oficialmente, o carnaval de 2024 está marcado para ser celebrado no dia 13 de fevereiro, mas as festividades já começaram por toda a cidade do Rio de Janeiro, em celebrações de blocos do pré-carnaval, impulsionando o aumento da venda de bebidas. E os supermercados do estado se preparam para o crescimento da demanda nesse período.
Segundo levantamento realizado pela Kantar, a projeção de crescimento na venda de bebidas nesse período será de 5%, em comparação ao mesmo período de 2023. O faturamento pode atingir o total de R$ 1 bilhão.

O estudo ainda evidencia um novo crescimento no pós-pandemia. Entre 2021/22 até o período de 2022/23, o consumo de bebidas subiu 26%, passando o gasto médio de R$ 90 para R$ 113, mas puxados pelos produtos não alcoólicos como energéticos (+64%) e água mineral (+37%).

Adultos na faixa entre 18 e 29 anos foram os maiores consumidores nesse período, com um aumento de 41%, enquanto o público das classes A, B e C aumentaram em 15% o seu consumo. Super e hipermercados lideram em disparada o local de vendas dessas bebidas, com 34% do ‘bolo’, seguido por ambulantes com 24% e bares com 21%.

“Os supermercados estão observando essa mudança no comportamento dos consumidores. Colocando as bebidas prontas para consumo, digo, geladas, assim conseguimos recuperar esses clientes e fidelizá-los para além do carnaval”, afirma Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).

Carnaval em números

Segundo a Riotur, o carnaval de rua do Rio de Janeiro terá um total de 453 desfiles. O Centro será a região com o maior número de desfiles (128), seguido pela Zona Sul (98). Na edição 2024 da folia, o número de megablocos passou de 8 para 10. São considerados megablocos aqueles que têm mais de 100 mil foliões.

Além disso, 15 mil ambulantes foram cadastrados e estão aptos a venderem seus produtos durante os festejos que acontecerão em praticamente todas as regiões da cidade.

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/  

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp