31/01/2024 às 15h35min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h02min

Sangramento gengival: quando é hora de procurar o dentista?

Mudanças na coloração na gengiva, sangramento, retração , feridas, inchaço, mau hálito, dentes amolecidos, são sinais de alerta

Roberto Gamarano
Dr. Roberto Gamarano – Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé - Santo Agostinho-BH- http://www.clinicaodontologicasante.com.br Instagram: @clinicaodontologicasante
Acervo Pessoal
 

Dizem que o organismo envia sinais sempre que algo não está bem, e com a saúde bucal, não é diferente. O sangramento na gengiva, por exemplo, pode indicar uma série de problemas relacionados à  saúde em geral, indo muito além da falta de higienização adequada dos dentes. É provável que, em algum momento da vida, todas as pessoas já tenham experimentado essa situação, percebendo que a gengiva está sensível ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental. Contudo, é crucial compreender que esse problema não deve ser considerado normal, sendo recomendável procurar um dentista para uma avaliação das possíveis causas do sangramento.

O sangramento gengival pode ter diversas causas, sejam elas sistêmicas ou não. O dentista, Dr. Roberto Gamarano, Especialista em Prótese Dentária e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé - Localizada no Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte,  explica que a  principal causa é a gengivite, que se trata de uma inflamação na gengiva a partir do acúmulo de resto de alimentos e a ação de  bactérias patogênicas associados a uma má higienização bucal. “Além disso, fatores como diabetes, falta de vitamina k, tabagismo, uso de certas medicações, dentição falha, próteses mal adaptadas podem potencializar a doença”, afirma. 

Alguns  hábitos como não trocar a escova de dente com a frequência adequada, não usar fio dental, negligenciar a limpeza em locais de difícil acesso, não escovar os dentes após as refeições. Favorece a formação de placas bacterianas (biofilme) e tártaro, a qual são as principais causas de inflamação gengival, o que gera sangramento na gengiva.

O especialista alerta que é apropriado procurar o dentista assim que perceber o sangramento. “É imprescindível descobrir a causa do problema. Para aliviar os sintomas deve-se manter uma higiene bucal adequada e ter cuidado ao passar o fio dental, para não machucar o tecido que já está inflamado”, completa. 

A gengivite não tratada pode evoluir para a Periodontite, que é quando ocorre a perda do osso ao redor do dente, com isso o paciente pode perder um ou mais dentes ao longo do tempo. As doenças gengivais e periodontais são as maiores causas de perda de dentes nos adultos e idosos. 

Tratamentos

O tratamento irá depender do quão avançada a doença gengival está. O primeiro passo é estabelecer uma higiene bucal adequada. Além disso, ao observar qualquer alteração na gengiva, deve-se procurar um dentista para que ele realize o diagnóstico e descubra a causa do problema. Uma boa alimentação também irá ajudar.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp