31/01/2024 às 16h35min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h01min

Pequenos itens para verificar ao comprar um seminovo e evitar multas

Detalhes que podem gerar infração e até recolhimento do veículo se passarem despercebidos

Máxima Assessoria
Divulgação

Ao pesquisar um carro seminovo para comprar, é possível ver clientes verificando a lataria, pneus, abrindo o capô para observar o motor, testando os estofados entre tantos outros importantes e mais visíveis. Mas alguns itens acabam sendo deixados de lado e podem causar uma grande dor de cabeça, além do prejuízo pro bolso em caso de fiscalização.

Um dos equipamentos que quase ninguém repara são as palhetas do limpador de parabrisa. Se elas estiverem ressecadas, além de não cumprirem bem a função de liberar a visão ainda podem riscar o vidro. As palhetas também estão enquadradas como item obrigatório, de acordo com a Resolução 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). E por falar em parabrisa, outro ponto que precisa de atenção, mas é muito negligenciado, é manter o reservatório do limpador sempre cheio. Para ambas essas situações, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de 195,23 reais e 5 pontos na carteira como infração grave e também pode levar ao recolhimento do veículo.

Faróis opacos ou desregulados e placas desgastadas fazem parte da lista que precisa de atenção ao escolher o seminovo. “Muita gente esquece de olhar para isso, mas esses itens precisam sair da loja em ordem. O cliente também pode negociar com o lojista para fazer o reparo. Os faróis irregulares são considerados infração média, no valor de 130,16 reais, e quatro pontos na CNH, já a placa ilegível é gravíssima e gera, além da multa de 293,47 reais, sete pontos e o recolhimento do veículo até a regularização”, alerta Leonardo Furtado, superintendente do empreendimento.

Outro item mais escondido, mas que precisa ser olhado na hora da negociação é o extintor de incêndio. Ter um no carro já não é mais obrigatório, mas os veículos que têm precisam andar com ele em dia. Portar um extintor com prazo de validade vencido ou outras irregularidades envolvendo o item pode gerar multa para o condutor de 195,23 reais, além dos pontos na carteira. 

E por último e não menos importante é preciso verificar o estepe e equipamentos de segurança como macaco, chave de roda e triângulo de sinalização luminosa. São obrigatórios e muito úteis em uma emergência na estrada, por exemplo, e a falta deles também gera multa e pontuação.

Auto Shopping Internacional Guarulhos
Mais de 20 lojas de revendas de seminovos nacionais e importados
Telefone: (11) 2423-3000
Endereço: Rua Anton Philips, 1, Vila Hermínia, Guarulhos/SP. Saída 225 da Via Dutra
Redes sociais: @autoshoppinginternacional
Site: https://autoshoppinginternacional.com.br
Serviços: despachante, seguradora, vistoria, financeiras e restaurante


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp