31/01/2024 às 14h34min - Atualizada em 01/02/2024 às 00h04min

Alunos da Etec Jaraguá desenvolvem sistema de irrigação inteligente

O projeto foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso dos estudantes e está entre os semifinalistas da próxima edição da Febrace

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/alunos-da-etec-jaragua-desenvolvem-sistema-de-irrigacao-inteligente/
Orientador Jean Nascimento e os estudantes Mireli Santos, João Marcos e Nicolas Romero

Na disputa por uma vaga na final da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP), estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, localizada na Zona Norte da capital, trazem uma proposta de projeto que otimiza o processo de irrigação em propriedades rurais evitando o desperdício de água.

Com o ‘Sistema de irrigação e detecção de incêndios autônomo’, os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eletrotécnica João Marcos dos Santos, Mireli Oliveira Santos e Nicolas Santos Romero concorrem entre os 500 trabalhos semifinalistas.

Os 200 projetos que avançam para a mostra presencial realizada em março também serão expostos em ambiente virtual. Entre os critérios para seleção dos finalistas estão criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Preservação de recursos naturais

O sistema foi planejado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo de alunos. “Uma das atividades na qual mais se consome água é a irrigação de plantações”, explica João Marcos. “Observando essa situação, pensamos em alguma forma de diminuir esse gasto por meio da aguagem por um nível de umidade específica.”

A tecnologia distribui a quantidade de água conforme a necessidade de cada cultura, molhando o solo até que este atinja o nível esperado de umidade. Além disso, também é capaz de analisar a temperatura do ar e o nível de gás carbônico para detecção de possíveis focos de incêndio.

“O funcionamento se dá por três sensores: de umidade do solo, gás carbônico, temperatura e umidade do ar. Além de controlar os aspersores responsáveis pela irrigação, o sistema envia as informações por celular para que o responsável pela plantação possa tomar providências em caso de focos de incêndio, por exemplo.”

O grupo tem confiança na viabilidade do projeto e planeja buscar parceiros e investidores. “Nosso público-alvo são pequenos produtores, mas com alguns ajustes podemos adaptar o sistema para atender grandes propriedades também”, projeta João Marcos.

O Sistema de irrigação e detecção de incêndios autônomo foi apresentado como TCC no final de 2023. “O desempenho dos alunos no desenvolvimento do projeto foi muito bom”, elogia o orientador Jean Nascimento. “A classificação entre os semifinalistas da Febrace é um reconhecimento dessa busca por resultados.”

Conheça aqui mais trabalhos dos alunos das Etecs que estão concorrendo como semifinalistas da Febrace.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Alunos da Etec Jaraguá desenvolvem sistema de irrigação inteligente apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp