30/01/2024 às 15h34min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h10min

Dez anos reunindo pessoas ao redor do sol

ABSOLAR completa uma década de vida fazendo mais do que estruturar um segmento: ajudando pessoas a se mobilizarem para mudar vidas.

KESLY CORDEIRO
https://nextracker.com/
Divulgação
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, ou simplesmente ABSOLAR, está completando dez anos. Para comemorar a data, eu poderia mencionar os mais de 800 associados da entidade e a participação mais do que relevante de todos para o setor nessa última década.

Falar desse aniversário, tão emblemático para a ABSOLAR, também poderia ser tecer páginas e mais páginas de texto sobre os mais de 167 bilhões de reais em investimento, que alavancaram o segmento. Este número representa a grandeza do setor solar no Brasil, mas, aqui, o meu foco será nas pessoas.

Veja, por exemplo, a cidade mineira de Pirapora, que fica a mais ou menos 300 quilômetros de Belo Horizonte. Lá, o complexo solar, que leva o mesmo nome do município de 60 mil habitantes, mudou todo o cenário econômico. Se antes as pessoas tinham no Rio São Franscisco sua principal fonte de renda, a construção e manutenção do parque solar trouxe prosperidade para os negócios locais, que precisaram até expandir para atender a esse novo fluxo de trabalhadores que chegou.

Andando mais um pouco pelo interior de Minas Gerais, os parques solares de Hélio Valgas e Janaúba não só aqueceram a economia das cidades no entorno, como transformaram o cenário do trabalho na região. Carteira assinada e cursos de capacitação para trabalhar com os equipamentos solares trouxeram novo fôlego aos habitantes, principalmente mulheres, que encontraram um novo caminho para a geração de renda.

Por isso, se fosse para ressaltar números nessa celebração de dez anos da ABSOLAR, eu destacaria os mais de 1 milhão de postos de trabalho gerados pelo setor, nos quais nossa Associação tem uma participação direta. Afinal, estamos falando de um resultado que reflete não só o olhar estratégico da entidade, que, lá atrás, já enxergava todo o potencial de energia que o sol poderia gerar por aqui, como atesta o esforço de quem, há dez anos, vêm aglutinando empresas presentes em outras agremiações para conversar, negociar e pensar juntos em como a energia solar fotovoltaica pode nos levar mais longe.

É o trabalho dessas pessoas, que vêm encontrando caminhos e dialogando, inclusive com as mais altas esferas governamentais, para que sigamos no ranking dos maiores países do mundo em geração de energia solar. Uma lista na qual já estamos na oitava posição e vamos continuar escalando posições.

A ABSOLAR é feita de pessoas que trabalham não só para construir um mercado, um nicho de atuação, mas para trazer oportunidades para outras pessoas, mudando sua trajetória e ajudando a criar um futuro melhor. Para todos nós.

Sobre o Autor:
Nelson Falcão
Business Development Senior Director / Nextracker
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp