30/01/2024 às 12h51min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h00min

Dicas práticas para importar da China

Outsourcing oferece benefícios para empresas que buscam otimizar suas operações internacionais

Alexandre Lenzi
Divulgação

 

Redução de custos, ganho de agilidade, maior escalabilidade e acesso facilitado às novas tecnologias são algumas das muitas vantagens da terceirização da íntegra ou de parte da produção no mercado asiático, prática também conhecida como outsourcing na área de comércio exterior. O recurso é indicado principalmente para empresas que desejam otimizar processos e melhorar a eficiência em suas atividades.

Especialista em comércio exterior, o co-CEO e co-fundador do Grupo 3S Corp Soluções Internacionais, Lucas Vogt Schommer, explica que a demanda por serviços de outsourcing tem aumentado devido ao acesso facilitado das pessoas ao mercado internacional por meio de sites para pequenas importações, principalmente da China. “Isso tem mostrado para o público a infinidade de possibilidades que principalmente o mercado asiático oferece. No entanto, para pequenas importações, essas fontes atendem, mas para desenvolvimento de marca própria, validar fábrica, produto, trazer amostra, fazer vistoria de produção, negociar com os fornecedores, orçar várias fontes, precisa-se de um serviço especializado”, destaca Schommer, que é formado em comércio exterior e pós-graduado pela FGV em gestão comercial, com carreira fundamentada em negócios internacionais.

Uma empresa especializada proporciona entendimento profundo dos mercados internacionais, o que inclui a compreensão das tendências, demandas dos consumidores e regulamentações específicas de cada país. No caso da 3S Corp, a empresa também oferece expertise em logística internacional; uma sólida rede de fornecedores globais, garantindo acesso a materiais de alta qualidade, fábricas regulamentadas e tecnologias avançadas; e controle desde a produção até a inspeção final, por meio da solicitação das certificações de qualidade reconhecidas internacionalmente.

Embora com atuação em diferentes países, o Grupo 3S Corp é especializado no mercado asiático, com destaque para a China. “A China é o maior fornecedor do mundo. Veio se fortalecendo ao longo dos anos na logística internacional e produção de produtos e insumos e hoje é referência em eficiência operacional e logística”, afirma Lucas Vogt Schommer. E para lidar com um mercado gigantesco como a China, as pequenas e médias empresas brasileiras têm recorrido cada vez mais à terceirização dos serviços de comércio exterior.


Principais vantagens do outsourcing no comércio exterior

 

Especialização e conhecimento técnico - Empresas especializadas em outsourcing de comércio exterior geralmente possuem profissionais altamente qualificados e experientes na área. Isso garante um conhecimento aprofundado das leis, regulamentações, acordos comerciais e práticas aduaneiras de diferentes países.

 

Redução de custos - Ao terceirizar atividades de comércio exterior, as empresas podem reduzir custos associados à contratação, treinamento e retenção de funcionários especializados. Além disso, a expertise do provedor de outsourcing pode resultar em processos mais eficientes, reduzindo os custos operacionais.

 

Agilidade e flexibilidade - Empresas de outsourcing podem se adaptar rapidamente às mudanças nas regulamentações ou nas condições do mercado internacional. Isso proporciona maior flexibilidade e mais agilidade para lidar com situações imprevistas ou oportunidades emergentes.

 

Acesso à tecnologia avançada - Muitas empresas de outsourcing investem em tecnologias avançadas e sistemas especializados para otimizar processos de comércio exterior. Ao terceirizar, as empresas podem ter acesso a essas ferramentas sem o custo de desenvolvimento interno.

 

Foco no core business - Ao delegar as tarefas de comércio exterior a um provedor especializado, as empresas podem se concentrar em suas atividades principais (core business). Isso permite o direcionamento dos seus recursos e esforços para áreas estratégicas, como produção, marketing e desenvolvimento de produtos.

 

Minimização de riscos - Especialistas em comércio exterior podem ajudar a minimizar os riscos associados a transações internacionais, garantindo o cumprimento de regulamentações alfandegárias, documentação correta e conformidade com acordos comerciais.

 

Melhoria da qualidade de serviço - Especialistas em comércio exterior dedicados podem oferecer um alto nível de qualidade de serviço, garantindo precisão na documentação, conformidade com regulamentações e execução eficiente de processos aduaneiros.

 

Maior escalabilidade - As empresas de outsourcing têm a capacidade de escalar rapidamente para atender às demandas sazonais ou de crescimento, proporcionando flexibilidade às empresas que enfrentam variações na demanda por serviços de comércio exterior.

 

Fonte: 3S Corp Soluções Internacionais


Sobre o Grupo 3S Corp

O Grupo 3S Corp Soluções Internacionais foi fundado em 2011, no Rio Grande do Sul, como Comissária de Despacho e hoje é uma holding de soluções em comércio exterior com atuação nacional, contando com escritórios nas cidades de Novo Hamburgo (RS), São Paulo (SP), Itajaí (SC) e Porto Velho (RO). A empresa executa serviços nas áreas de outsourcing, em especial no mercado asiático; frete, desembaraço aduaneiro, transporte, logística e armazenamento.

O grupo acaba de inaugurar um galpão em Itajaí (SC), que vai quadruplicar a capacidade de armazenagem da empresa, resultado de mais de R$ 3 milhões em investimentos. O novo centro tem 8,3 mil metros quadrados, com ganho também em capacidade de armazenagem verticalizada - 13 metros no ponto mais baixo e 17 metros no ponto mais alto. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp