30/01/2024 às 13h04min - Atualizada em 31/01/2024 às 00h00min

Proposta de alterações no ITCMD ganha destaque no Congresso Nacional

Imposto pode sofrer alterações significativas, incluindo a uniformização das alíquotas em nível nacional

Niitz
Divulgação
O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), que já é uma realidade tributária no Brasil, está no centro das discussões no Congresso Nacional. Apesar de não fazer parte integrante da Proposta de Reforma Tributária, o tema ganha destaque com a possibilidade de mudanças substanciais.

O tributo, de competência estadual, varia entre zero e 8%, com cada Estado legislando sobre a matéria. Alguns adotam alíquota fixa, enquanto outros preferem alíquotas progressivas, vinculando a cobrança ao valor do patrimônio transmitido. A proposta em análise sugere mudanças significativas, incluindo a uniformização das alíquotas em nível nacional, a adoção de progressividade obrigatória, e a manutenção do limite atual de 8%, com um projeto sugerindo até um teto de 16%.

Contudo, para o jurista Eduardo Jardim, professor emérito na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a ideia de alíquotas uniformes enfrenta críticas quanto à sua adequação ao pacto federativo, pois cada Estado detém autonomia para legislar sobre o assunto. “Cabe ao Senado, conforme o art. 155, § 1º, inciso IV, da Constituição Federal, fixar tão somente a alíquota máxima do imposto. “Algumas críticas destacam que o ITCMD no Brasil é consideravelmente menor em comparação com outros países, como Estados Unidos (40%), Suíça (45%), Japão (55%), e Reino Unido (40%)” afirma. No entanto, o professor alerta que a comparação pode ser enganadora, “pois a carga tributária total nesses países é significativamente menor que a brasileira, que gira em torno de 32%” no ano de 2023, o que torna falaciosa aquela comparação”, explica.

O debate em torno do ITCMD reflete a busca por um equilíbrio entre a necessidade de arrecadação e a justiça fiscal, enquanto se considera a complexidade do sistema tributário brasileiro. O Congresso Nacional está atento a essas discussões, e mudanças significativas podem moldar o futuro do ITCMD no país.

O especialista está à disposição para comentar o tema.

Informações para a Imprensa – Niitz Comunicação
[email protected] (11) 97240-4974

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp